A Galeria Nara Roesler inaugura seu calendário de 2020 com a mostra “Dríades e Faunos”, individual do fotógrafo paulista Cássio Vasconcellos. Essa é a primeira exposição do artista na galeria, que o representa desde 2019. Em sua estreia, o fotógrafo apresenta sua mais recente série de trabalhos, que versa tanto sobre a potência expressiva da natureza quanto sobre a relação entre pintura e fotografia. “Dríades e Faunos” (2019-2020), série que também dá título à exposição, é um desdobramento da pesquisa iniciada em 2015 com “Viagem pitoresca pelo Brasil” (2015 – atual), baseada nas expedições artísticas e científicas que ocorreram no Brasil no século XIX.
A expedição Langsdorff, de 1825, por exemplo, trazia em sua comitiva o botânico Ludwig Riedel, tataravô de Vasconcellos. Esse elo pode nos sugerir um fascinío, herdado no âmbito familiar, pelo mistério da natureza como motivo, o que talvez tenha levado o fotógrafo a se interrogar sobre a impressão que a vastidão das nossas matas produziu nos artistas e cientistas daquela época. Mais do que alcançar o mesmo resultado das imagens do período, ele busca um efeito similar. Para isso, altera a sensibilidade e o intervalo de exposição da câmera para produzir uma fotografia que também será editada digitalmente.
Nas imagens, pode-se observar a exuberância das florestas brasileiras, em especial da Mata Atlântica. O público irá se deparar com paisagens que compõem o cenário da cidade do Rio de Janeiro e seus arredores, tais como a Floresta da Tijuca, a Serra dos Órgãos e o Parque Nacional do Itatiaia. Muitas das viagens realizadas por Vasconcellos para capturar as imagens foram feitas em companhia do seu amigo, o botânico Ricardo Cardim. Inclusive, foi o pesquisador que sugeriu o nome Dryads para a série que começou a surgir no ano passado. O nome tem origem na mitologia grega, em que as Dríades são divindades que nascem junto a uma árvore, passando a viver nela, ou em seus arredores.
.
Cássio Vasconcellos: Dríades e Faunos
Abertura: 04/03/2020, 19h
Visitação: até 30/05/2020; segunda a sexta, 10h-19h; sábado, 11h-15h
Galeria Nara Roesler: R. Redentor, 241, Rio de Janeiro. Entrada gratuita.