A mistura do Brasil com o Egito chega definitivamente com “Desvairar 22” no Sesc Pinheiros

A exposição promete invocar o sonho e o desvario por meio de obras desde o Egito antigo até o Brasil contemporâneo

por Giovana Nacca
3 minuto(s)
Lais Myrrha
“Estudo de caso Kama Sutra, 57”, 2021 – Lais Myrrha. Coleção da artista. Cortesia Galeria Millan

O que acontecia no ano de 1922 em paralelo com a Semana de Arte Moderna? A exposição Desvairar 22 chega ao Sesc Pinheiros no próximo sábado, dia 27, apresentando alguns dos acontecimentos que marcaram aquele ano, como o centenário da Declaração da Independência do Brasil, a Exposição Internacional do Centenário, a primeira transmissão de rádio no país e a descoberta da tumba do faraó Tutancâmon, além da própria Semana de 22. 

Sob a curadoria de Marta Mestre, Veronica Stigger e Eduardo Sterzi, a coletiva transita entre fatos e imaginação, exibindo mais de 270 itens de artes visuais, música, literatura e arquitetura, apresentados em quatro diferentes núcleos. 

“Rememorar, por meio de datas marcantes, acontecimentos de repercussão histórica pode possibilitar a identificação, por meio de novos olhares, de fricções e choques presentes em circuitos já desgastados, com reparações que só serão possíveis a partir do envolvimento da coletividade”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

Denilson Baniwa
Cunhatain – Antropofagia musical, 2018 – Denilson Baniwa – Foto DuHarte

Os curadores explicam que há duas imagens fundamentais em torno das quais organizaram a mostra: os “índios errantes” e o Egito mítico. Segundo eles, a primeira se dá na contramão da idealização do indianismo romântico. “É menos a ‘Iracema’ de características europeias de Antônio Parreiras e mais o ‘Macunaíma’ revisitado por Fernando Lindote”, divulga a instituição. Sendo assim, a eposição traz obras de Anna Maria Maiolino, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Paulo Nazareth, Regina Parra, Claudia Andujar, entre outros. Já a referência ao Egito se relaciona com a modernidade por meio do fato de que na época, com a invenção do turismo e da fotografia, houve uma redescoberta de interesse pelo país.

Depois de percorrer toda a exposição, o visitante pode encerrar a visita, na varanda ao ar livre e conhecer a instalação dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, campeões pela Acadêmicos do Grande Rio neste ano. A obra Exunautas é uma remontagem de parte do carro alegórico que encerrou o desfile da escola de samba na Sapucaí. Ela traz sete esculturas que representam o orixá Exu e suas dimensões transformadoras.

Serviço

Desvairar 22

Local: Sesc Pinheiros

Endereço: Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo, SP

Data: De 27 de agosto de 2022 a 15 de janeiro de 2023

Funcionamento: De terça a sábado, das 10h30 às 21h. Domingos e feriados, das 10h30 às 18h.

Ingresso: Grátis

Você também pode gostar

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br