Carregando Eventos
Home Agenda Miami “Mildred Thompson: Frequencies” no ICA Miami

« Todos Eventos

“Mildred Thompson: Frequencies” no ICA Miami

10 maio -11:00 até 12 outubro -18:00

Vista da instalação: “Mildred Thompson: Frequencies” no Institute of Contemporary Art, Miami, de 10 de maio a 12 de outubro de 2025. Foto: Oriol Tarridas

“Mildred Thompson: Frequencies” é a mais abrangente exposição individual em museu dedicada até hoje à artista norte-americana Mildred Thompson. Reunindo cerca de cinquenta obras produzidas entre 1959 e 1999, a mostra apresenta a prática multifacetada da artista por meio de pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, assemblages e composições musicais. Ao longo de uma carreira marcada por deslocamentos geográficos, Thompson transitou entre mídias e disciplinas, combinando pesquisa científica com uma busca poética pela abstração para investigar os limites da percepção. Suas obras, frequentemente compostas por espirais radiantes de cor e gestos enérgicos, procuram visualizar escalas extremas — do corpo humano e das estruturas construídas até partículas microscópicas e a vastidão do cosmos.

Embora a abstração ocupe um papel central em sua produção, os primeiros trabalhos de Thompson também dialogam com a figuração e a arquitetura. Após se mudar dos Estados Unidos para a Alemanha no fim dos anos 1950, criou desenhos e gravuras figurativas de cunho surrealista, frequentemente representando figuras femininas. No final dos anos 1960 e ao longo da década de 1970, seu foco se voltou para ambientes construídos, como exemplificado na série Wood Pictures, composta por composições abstratas minimalistas feitas com madeiras reaproveitadas. Esses trabalhos, com traçados complexos e, por vezes, dobradiças ou ferragens metálicas, evocam elementos arquitetônicos e fachadas. A investigação do espaço construído segue nas Window Paintings (1977), série em que espaços abstratos e coloridos parecem estar enquadrados por janelas. Ao retornar aos Estados Unidos, Thompson passou a abandonar formas observacionais em favor de composições esquemáticas que fazem a ponte entre seus trabalhos figurativos iniciais e suas pinturas abstratas mais maduras.

Influenciada por uma ampla variedade de referências, Thompson buscava ultrapassar identidades prescritas e papéis de gênero em sua prática artística. Além da pintura e escultura, seus trabalhos em papel dos anos 1970 e 1980 evidenciam uma abordagem inventiva à gravura e ao desenho — desde gravuras em metal com formas amorfas, como na série Death and Orgasm (1978), até aquarelas expressivas de constelações celestes, como Pleiades III (1988). Suas pinturas dos anos 1990 mergulham em forças invisíveis da física de partículas e da mecânica quântica (String Theory, 1999) e em campos magnéticos (Magnetic Fields, 1991). Na série Radiation Explorations (1994), traduz a radiação e a luz ultravioleta em cores luminosas e pinceladas gestuais.

Nos últimos anos de sua carreira, Thompson voltou-se para cosmologias e fenômenos astrológicos. Pela primeira vez em mais de três décadas, uma seleção significativa de sua série Heliocentric (c. 1990–94) será exibida nesta mostra. Essas obras estão acompanhadas de sua maior série de pinturas, Music of the Spheres (1996), composta por quatro telas que representam os planetas Mercúrio, Vênus, Júpiter e Marte — cada uma acompanhada de uma composição original de música eletrônica criada pela própria artista. As faixas, reunidas sob o título Cosmos Calling, evocam trilhas sonoras de ficção científica e a música afrofuturista. Thompson as descrevia como “uma jornada pela paisagem sonora do espaço, inspirada nas gravações da missão Voyager da NASA”.

Mildred Thompson (n. 1936, Jacksonville, Flórida; m. 2003, Atlanta) estudou na Skowhegan School of Painting, na Howard University, na Brooklyn Museum School e na Hochschule für Bildende Künste, em Hamburgo. Sua obra foi tema de exposições individuais em instituições como o Spelman College Museum of Fine Art, Atlanta (2019); New Orleans Museum of Art (2018); SCAD Museum of Art, Atlanta (2016); Leopold Hoesch Museum, Dueren, Alemanha (2009); Jacksonville Museum of Contemporary Art (1997); James A. Porter Gallery of Art, Howard University, Washington, DC (1975); Harvard University, Cambridge (1975); e Neue Galerie – Sammlung Ludwig, Aachen (1973), entre muitas outras. Suas obras integram importantes coleções públicas, como o Brooklyn Museum, o Museum of Modern Art (MoMA), o National Museum of Women in the Arts, o Glenstone, o Harvard Art Museum, o Virginia Museum of Fine Arts e o Centre Pompidou, em Paris. Além de artista, Thompson também atuou como educadora e foi editora associada da revista Art Papers entre 1989 e 1997.

“Mildred Thompson: Frequencies” é organizada pelo Institute of Contemporary Art, Miami, com curadoria de Stephanie Seidel, curadora Monica and Blake Grossman do ICA Miami.

Perguntar ao Ch

Detalhes

Início:
10 maio -11:00
Final:
12 outubro -18:00
Categoria de Evento:
Evento Tags:
,
Website:
https://icamiami.org/

Local

Institute of Contemporary Art Miami
61 NE 41st Street
Miami, Flórida Estados Unidos
+ Google Map

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br