O Institute of Contemporary Art, Miami apresenta “Sanaa Gateja: Language of We”, exposição individual do artista ugandês Sanaa Gateja que reúne uma dúzia de tapeçarias produzidas nos últimos oito anos.
Artista de destaque e ativista cultural atuante na África Oriental, Gateja cresceu durante o período de independência de Uganda e, no início da vida adulta, trabalhou no Ministério da Cultura do país promovendo as artes e o artesanato. Posteriormente, estudou design em Florença e Londres. Durante sua formação em joalheria na Goldsmiths, University of London, teve contato com a técnica de produção de joias com contas de papel, popularizada na Inglaterra após a Segunda Guerra Mundial, quando os recursos eram escassos. Gateja reconheceu o potencial dessa técnica para criar objetos comercializáveis a partir de um material barato e quase inesgotável — o papel usado e descartado — utilizando processos simples. Fascinado pelos trabalhos com miçangas que havia visto na infância, retornou à África em 1990 e compartilhou a técnica com mulheres e jovens em diversas comunidades e campos de refugiados, incentivando o desenvolvimento de economias locais baseadas no artesanato.
As obras de Gateja utilizam essa mesma técnica de contas de papel, incorporando também referências aos cesteiros e ferreiros da vila onde cresceu. As tapeçarias resultantes são visualmente dinâmicas e ricas em cor, transitando por gêneros como natureza-morta, retrato e abstração. Seu processo meticuloso envolve a colaboração de artesãos de sua comunidade, que ele vem formando e empregando desde o início dos anos 1990. Gateja e sua equipe reciclam diversos tipos de papel descartado, tingindo-os com corantes naturais e sintéticos antes de transformá-los em contas de cerca de dois centímetros. A partir de esboços feitos diretamente sobre pedaços de bark cloth — um tecido tradicional do Leste Africano —, o artista fixa as contas, frequentemente incorporando ráfia e fibras de bananeira. As obras resultantes são composições têxteis de grande complexidade material e impacto visual, que conectam profundamente práticas culturais locais e questões contemporâneas, ao mesmo tempo em que refletem o cenário global da mídia e da informação impressa em que vivemos.
Sanaa Gateja (n. 1950, Kisoro, Uganda) participou da Carnegie International em 2022 e representou Uganda no Pavilhão Nacional da 60ª Bienal de Veneza em 2024. Suas obras integram acervos de museus e coleções privadas em todo o mundo, incluindo o Carnegie Museum (Pittsburgh), o de Young Museum (São Francisco), o Field Museum (Chicago), o National Scottish Museum (Edimburgo) e o Victoria and Albert Museum (Londres).
Sanaa Gateja: Language of We é organizada pelo Institute of Contemporary Art, Miami, com curadoria de Gean Moreno, diretor do Art + Research Center do ICA Miami.