Pinacoteca de São Paulo recebe apoio da Bvlgari para conservação de obras

Parceria de três anos será dedicada à preservação do acervo brasileiro, com foco no Laboratório de Conservação e Restauro

por Diretor
4 minuto(s)
Laboratório de Restauro Pinacoteca. Crédito: Levi Fanan / Divulgação

Guiada por seu espírito pioneiro e profundo comprometimento em nutrir a criatividade e as artes, a Bvlgari há muito tempo promove parcerias significativas enraizadas em uma filosofia de retribuição. Fortalecendo essa dedicação, a Roman Maison é agora a mais nova patrocinadora da Pinacoteca de São Paulo – museu de artes visuais mais visitado do Brasil que completa 120 anos em 2025. Este patrocínio terá como foco o Centro de Conservação e Restauro da Pinacoteca, além de apoiar as importantes exposições do museu em 2025. O projeto também se beneficia do patrocínio da Fondazione Bvlgari.

BVLGARI & PINACOTECA DE SÃO PAULO

A Bvlgari tem orgulho de anunciar sua parceria com uma das principais instituições de arte do Brasil e da América Latina, lar de uma das maiores e mais representativas coleções de arte brasileira do século XIX até o presente. A marca tem a honra de aliar-se à Pinacoteca em sua missão de preservar o patrimônio artístico e cultural brasileiro, ao mesmo tempo em que promove maior acessibilidade ao diálogo entre a cultura local e as comunidades globais.

Este acordo marca a parceria mais significativa da Bvlgari com uma instituição de arte no Brasil, até o momento, e inclui apoio para exposições importantes do calendário de 2025 da Pinacoteca.

Jean-Christophe Babin, CEO da Bvlgari, comenta: “Estamos muito felizes em anunciar nossa parceria com a Pinacoteca de São Paulo, uma instituição com um legado extraordinário de 120 anos no apoio à arte moderna e contemporânea, tanto no Brasil quanto no mundo. Esta colaboração reforça ainda mais nosso compromisso duradouro com as artes e o impacto cultural que aspiramos deixar para as futuras gerações. Com seus espaços arquitetônicos únicos e programação diversificada, a Pinacoteca se destaca como uma referência líder no mundo da arte contemporânea. Na Bvlgari, sempre acreditamos que a arte é a alma da nossa Maison. Valorizamos profundamente a influência transformadora que artistas e artesãos têm — não apenas no mundo das joias, mas também na formação da narrativa cultural da nossa marca.”

Patrona da herança romana e firme apoiadora das artes, a Bvlgari há muito tempo está comprometida em preservar legados culturais, financiando a restauração de monumentos icônicos e sítios arqueológicos na Cidade Eterna – preservando o seu legado inestimável de sua terra natal.

“Assim como a Bvlgari, a Pinacoteca é um ícone vivo, o museu está sempre se transformando e se reinventando de maneiras que refletem questões do seu tempo e promova outras formas de imaginarmos um futuro. A instituição existe tanto como um lugar de zelo pelo patrimônio quanto como um espaço para experimentação, educação e construção de culturas a partir de perspectivas compartilhadas. Estamos muito orgulhosos de receber a Bvlgari – e seu legado plural de beleza e artesanato que abrange mais de 140 anos – como parceiros em nossa missão de preservar o patrimônio artístico e cultural do Brasil”, diz Jochen Volz, Diretor Geral da Pinacoteca.

Alinhada com os esforços que a Bvlgari realiza internacionalmente, esta parceria fornecerá recursos essenciais para o Núcleo de Conservação e Restauro da Pinacoteca, que inclui o Laboratório de Conservação e Restauro e as Reservas Técnicas. Ao expandir seu trabalho em conservação preventiva e curativa, o núcleo se tornou uma referência para museus em todo o Brasil.

Esse importante passo da Bvlgari no apoio à arte e cultura brasileira sucede uma série de iniciativas artísticas lideradas pela joalheria romana desde sua chegada ao país em 2012. Entre os destaques está sua colaboração com o artista multidisciplinar Gabriel Massan, que — marcando a primeira vez na história da marca — liderou um projeto criativo exclusivamente para o mercado local. Seu trabalho incluiu obras de arte originais, intervenções digitais, instalações interativas e experiências imersivas celebrando o 75º aniversário da icônica coleção Serpenti da Bvlgari.

Motivada pela paixão por perspectivas artísticas regionais, a Bvlgari também encomendou obras dos artistas brasileiros Gabriella Garcia e Leandro Vigas, explorando a intersecção entre herança e expressão contemporânea. A carioca, Gabriella Garcia, criou uma escultura a partir de fragmentos de mármore coletados durante a revitalização da fachada da primeira boutique da Bvlgari em São Paulo, enquanto o catarinense, Leandro Vigas, desenvolveu uma obra de arte interativa celebrando o Bvlgari Studio, a plataforma multidisciplinar global da marca, onde criadores contemporâneos reinterpretam os ícones mais vanguardistas da Maison.

WORKSHOP DE RESTAURO

Como primeira iniciativa, já com o apoio formal da Bvlgari, a Pinacoteca realiza a oficina de PVA Borax Gel no Laboratório de Conservação e Restauração da Pina Luz nos dias nos dias 13 e 14 de agosto. Fomentando o intercâmbio internacional, o workshop, ministrado por especialistas italianos, será realizado na língua inglesa e contará com um tradutor consecutivo inglês-português.

Ao promover o intercâmbio direto com especialistas internacionais, a Bvlgari e a Pinacoteca visam ampliar o repertório técnico dos profissionais locais e fortalecer o diálogo com metodologias de ponta utilizadas em instituições de referência no exterior. Além de contribuir para a qualificação contínua da prática no país, iniciativas como essa estimulam a criação de redes colaborativas, fundamentais para a preservação do patrimônio cultural brasileiro com excelência e rigor científico. A troca de conhecimento favorece a adoção de abordagens mais seguras, sustentáveis e eficazes para a preservação de acervos sensíveis, ampliando a capacidade das equipes brasileiras de responder a desafios complexos em diferentes contextos materiais e institucionais.

Serão dois dias de encontro técnico, liderados por Andrea Del Bianco e Augusto Giuffredi, onde serão apresentadas as principais classes de agentes gelificantes, suas propriedades químico físicas e suas utilizações na restauração de obras de arte. Serão abordadas técnicas de preparação de géis e as possibilidades de diferentes formulações, com ajustes das características físicas. Alguns estudos de caso serão demonstrados, para comparar os diferentes níveis de limpeza entre Agar, Nevek e PVA-Borax em superfícies porosas, como gesso e mármore. Com foco nas aplicações do gel de PVA Borax, as pessoas participantes aprenderão o preparo e a utilização deste gel, modulando sua viscoelasticidade e incorporando solventes orgânicos.

Com 22 vagas gratuitas abertas a profissionais da área, as inscrições podem ser feitas atráves do site da Pinacoteca.

Você também pode gostar

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br