Carregando Eventos
Home Agenda São Paulo “Indomináveis Presenças” no CCBB SP

« Todos Eventos

“Indomináveis Presenças” no CCBB SP

5 fevereiro -09:00 até 7 abril -20:00

Uýra Sodoma, Série Elementar – LAMA, 2017. Foto: Keila Serruya

Idealizada pela AfrontArt, com curadoria de Luana Kayodê e Cíntia Guedes,  como curadora convidada, Indomináveis Presenças tem como foco valorizar as perspectivas negras, indígenas e LGBTQIAPN+ nas artes brasileiras, a partir de um olhar disruptivo, inclusivo e transformador. A exposição proporciona ao público a oportunidade de conhecer 16 artistas de todo o Brasil, em diferentes fases de suas trajetórias, além de imergir em narrativas muitas vezes excluídas dos circuitos tradicionais. A mostra reúne 114 obras que abrangem linguagens artísticas diversas, como gravuras, fotografias, pinturas, esculturas, performances e obras criadas com recursos de inteligência artificial.

Com uma abordagem singular sobre história, identidade e percepção, os processos artísticos se entrelaçam para questionar e transformar a forma como vemos e representamos o Brasil. Adu Santos (SP) investiga as ausências e presenças no discurso museológico, trazendo à tona uma reflexão crítica sobre a história e as instituições. Bernardo Conceição (BA), por sua vez, desafia os limites do que os olhos veem, oferecendo novas formas de perceber o mundo e a arte. Já Bixa Tropical (BA) celebra a liberdade corporal e resgata o tropicalismo brasileiro, criando uma arte vibrante, cheia de cores intensas, que questiona as normas e ressignifica a identidade nacional.

Ampliando a diversidade temática e artística, a mostra traz também Cosmos Benedito (MS), transmasculino e autista, cuja obra aborda ancestralidade indígena e descolonização por meio de artes visuais e instalações; Edgar Azevedo (BA), que transita entre o real e o imaginário, capturando emoções e a diversidade humana; Panamby (SP/MA), que apresenta obras poéticas ligadas a rituais e práticas corporais; Emerson Rocha (SP), que retrata o cotidiano da população negra e a homoafetividade periférica, desmistificando o corpo negro e trazendo luz a temas como sonho e futuro; e Gê Viana (MA), que por meio de narrativas afro-indígenas, conecta história ao cotidiano afro-diaspórico indígena celebrando dignidade e felicidade enquanto confronta a cultura hegemônica e os sistemas de arte e comunicação.

Explorando diferentes conexões entre corpo, identidade e ancestralidade, Helen Salomão (BA) aborda temas de maneira sensível por meio de sua arte; Juh Almeida (BA), que através da fotografia e do cinema aborda uma poética experimental e documental, além de construir novos imaginários afro visuais, entendendo-os como ferramentas de transformação social; e  Lucas Cordeiro (BA), que  investiga espiritualidade e memórias através de fotografia e escultura.

No diálogo entre tecnologia e ancestralidade, Mayara Ferrão (BA) trabalha com inteligência artificial e arte visual, abordando questões afro-brasileiras. Já Rafa Bqueer (PA) transita entre moda, escolas de samba e arte contemporânea, colocando em pauta questões raciais e LGBTQIAPN+.

Com um olhar sensível para corpos e narrativas marginalizadas, a travesti Rafaela Kennedy (AM) valoriza esses sujeitos em fotografias que rompem estereótipos; Rainha F (RJ), por sua vez, aborda a solidão de corpos negros e questões raciais no contexto LGBTQIAPN+, explorando simbologias matrimoniais para criar novas perspectivas sobre mecanismos de sobrevivência. Por fim, a artista indígena e também travesti Uýra Sodoma (PA) conecta floresta e cidade em performances marcantes, como Árvore que Anda.

Detalhes

Início:
5 fevereiro -09:00
Final:
7 abril -20:00
Categoria de Evento:
Evento Tags:
,
Website:
https://ccbb.com.br/sao-paulo/

Local

CCBB
112 R. Álvares Penteado Centro Histórico de São Paulo
São Paulo, São Paulo Brasil
+ Google Map

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br