Carregando Eventos
Home Agenda “The Lost Hours” de Farah Atassi na Almine Rech

« Todos Eventos

“The Lost Hours” de Farah Atassi na Almine Rech

7 outubro -10:00 até 9 novembro -18:00

Farah Atassi, Summer Night, 2024. Cortesia Almine Rech

Farah Atassi é conhecida por revisitar alguns dos grandes temas da pintura moderna e contemporânea em suas composições pulsantes. Estes variam desde naturezas-mortas até o balé mecânico e, mais recentemente, a relação entre o modelo e o artista. No entanto, nenhum modelo jamais posou para Atassi. Em vez disso, ela brinca com o arquétipo do modelo. Criadas a partir de um vocabulário artístico e histórico em sua mente, as figuras em suas hipnotizantes obras são todas imaginárias. O mesmo vale para os estúdios de artistas e outros cenários que habitam suas pinturas. Nenhum desses espaços ou objetos faz parte do cotidiano de Atassi. Apropriando-se de um vocabulário de formas geométricas e modernistas depuradas, suas pinturas se libertam de qualquer lógica representacional.

As composições cativantes de Atassi estão repletas de citações — até mesmo as nuvens parecem emanar de um repertório de obras de arte — gerando uma sensação de familiaridade visual e um senso de brincadeira, reforçado pelo uso de cores ousadas e não moduladas, combinadas nesta nova série com tons vibrantes como azul bebê, lilás e rosa suave. As laranjas recorrentes de Henri Matisse fazem uma aparição inesperada à beira-mar em Lone Bather and Clouds 2 (2024). The Green Door cita Femme assise près d’une fenêtre (Marie-Thérèse) (1932), de Pablo Picasso. Uma composição em preto e branco no fundo de Summer Night (2024) é inspirada no Grand intérieur rouge (1948) de Matisse. Os montagens de Tom Wesselmann também vêm à mente. No entanto, Atassi carrega essa herança de maneira leve e coreografa seus espaços fictícios com humor e determinação em sua obsessiva construção de espaço.

A técnica de Atassi também contribui para essa meditação sobre a pintura. Feitas com tintas a óleo e glicerol, as texturas das telas são deliberadamente deixadas rugosas e imperfeitas. Sugerindo mudanças que podem ter ocorrido durante o processo de produção, quando vistas de perto, a espessura desigual da tinta convida o espectador a percorrer as obras. Essa qualidade física reforça ainda mais o artifício orquestrado em suas criações. Desde a Renascença, diz-se que a pintura é uma janela para a realidade. As obras de Farah Atassi, no entanto, afirmam que a pintura é uma janela para a própria pintura.

— Devika Singh, Professora de Curadoria no Courtauld Institute of Art e anteriormente Curadora de Arte Internacional na Tate Modern.

Detalhes

Início:
7 outubro -10:00
Final:
9 novembro -18:00
Categoria de Evento:
Website:
https://www.alminerech.com/exhibitions/10081-farah-atassi-the-lost-hours

Local

Almine Rech Londres
Grosvenor Hill, Broadbent House
Londres, Reino unido
+ Google Map

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support