Carregando Eventos

« Todos Eventos

Daniel Pommereulle no Musée d’Art Moderne de Paris

17 maio - 10:00 - 18 novembro - 18:00

Daniel Pommereulle, Objet de prémonition (detalhe), 1974-1975. Museu de Arte Moderna de Paris, aquisição em 2022 © ADAGP 2024. Fotografia: Rurik Dmitrienko.

Por ocasião da entrada de obras de Daniel Pommereulle na coleção, o Museu de Arte Moderna de Paris presta homenagem a essa figura singular da cena artística francesa. Pintor, escultor, cineasta, performer e poeta, Pommereulle atravessou a segunda metade do século XX impulsionado por compromissos radicais, criando formas que testam nossa vulnerabilidade por meio da experiência da violência e do infinito.

Mobilizado durante a guerra da Argélia em 1957, Pommereulle foi profundamente marcado por essa experiência traumática, que permeia suas criações. No início de sua carreira, ele também foi influenciado pelo onirismo de Odilon Redon, dos surrealistas e de Henri Michaux, com quem compartilhava o interesse por drogas alucinógenas. Em 1966, identificado como um “objetor” pelo crítico Alain Jouffroy, que aplicou o termo aos artistas que reivindicavam o legado de Marcel Duchamp e a revolta política, ele expôs Pêcher en fleur no Salon de Mai, no Museu de Arte Moderna de Paris. Em sua obra, Pommereulle desenvolve uma estética da violência e da crueldade, criando objetos ameaçadores e dispositivos de tortura (como Toboggan, 1974), que confrontam diretamente os visitantes.

Conhecido também como ator por suas aparições nos filmes da Nouvelle Vague, o artista apresentou, em La Collectionneuse de Éric Rohmer (1967), seu primeiro Objet Hors Saisie, que ele continuaria a desenvolver com a série Objets de prémonition (1975): potes de tinta derramados e esculturas de chumbo, armados com lâminas de facas e objetos cortantes. Nos anos 1980, Pommereulle passou um tempo na Coreia e no Japão, marcando uma virada em seu trabalho. Sua prática gráfica e escultórica, através do uso de vidro, pedra e aço, passou a buscar canalizar energias cósmicas. Até sua morte, segundo Armance Léger, “a transparência, o ar e o vazio se tornaram os novos termos de sua exploração.”

Comissária: Fanny Schulmann, conservadora-chefe no Museu de Arte Moderna de Paris.

Detalhes

Início:
17 maio - 10:00
Final:
18 novembro - 18:00
Categoria de Evento:
Evento Tags:
,
Website:
https://www.mam.paris.fr/fr/expositions/exposition-daniel-pommereulle

Local

Musée d’Art Moderne de Paris
11 Av. du Président Wilson Paris
Paris, Paris França
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support