Hoje, a Coreia do Sul é uma superpotência cultural — uma formadora de tendências globais que produz filmes premiados como “Parasita”, dramas emocionantes como “Round 6” e música de sucesso de grupos de K-pop como BTS e BLACKPINK. Mas, por trás da ascensão meteórica do país ao palco mundial — um fenômeno conhecido como a Onda Coreana, ou hallyu — está a história de notável resiliência e inovação.
Há apenas um século, a Coreia estava em busca de uma nova identidade nacional, após sua ocupação pelo Japão e a Guerra da Coreia. Aproveitando a tecnologia de ponta, o país transformou rapidamente sua economia e reputação internacional. Ao mesmo tempo, suas produções criativas estão profundamente enraizadas em seu passado, com muitos artistas contemporâneos, cineastas, músicos e estilistas prestando homenagem aos valores tradicionais e formas de arte que remontam aos dias dos reinos dinásticos da Coreia.
“Hallyu! The Korean Wave” apresenta aproximadamente 250 objetos — trajes, adereços, fotografias, vídeos, efemeridades da cultura pop e obras contemporâneas. Entre os destaques estão roupas usadas por diferentes gerações de ídolos do K-pop, vestidos da designer de alta costura Park Sohee e da vencedora do Next in Fashion Minju Kim, um trabalho de agulha em grande escala projetado pela artista sul-coreana Kyungah Ham e feito por bordadeiras anônimas da Coreia do Norte, e peças explorando a experiência coreano-americana por Timothy Hyunsoo Lee e Julia Kwon. Além disso, a exposição apresenta objetos da renomada coleção de arte coreana do MFA, incluindo o icônico jarro da lua e hanbok.
Junte-se a nós em uma jornada imersiva e multissensorial através de uma história fascinante, e celebre uma força criativa vibrante que conecta divisões culturais, sociais e linguísticas e continua a alcançar novos patamares hoje.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br