Há muito considerada sua obra-prima, The Lavergne Family Breakfast é uma das maiores e mais ambiciosas obras de Liotard em pastel. Apesar da notória delicadeza do meio, ele reproduz habilmente texturas complexas: o brilho na cafeteira de metal e da jarra de cerâmica, os tecidos sedosos e refletivos, na bandeja de laca preta. Liotard era extremamente versátil, produzindo obras em pastel, óleo, esmalte, giz e até em vidro. De forma altamente incomum, ele retornou a The Lavergne Family Breakfast 20 anos depois de tê-lo pintado e fez uma réplica exata em óleo.
Liotard trabalhou em toda a extensão da Europa do século XVIII. Após quatro anos em Constantinopla, ele cultivou uma longa barba, adotou trajes turcos e apelidou-se de “o pintor turco”. A exposição apresenta os materiais brutos usados para fazer pastéis, bem como desenhos, pinturas e miniaturas que buscam dar vida a este artista idiossincrático.
Exibida pela última vez em 1754, quando Liotard trouxe o pastel de Lyon para Londres, e quase não foi vista em público desde então, esta exposição busca colocar Liotard e The Lavergne Family Breakfast de volta ao centro das atenções.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br