Diretamente da exposição individual em Nova York, a dupla composta pela brasileira Bárbara Wagner e o alemão Benjamin de Burca traz o vídeo Fala da Terra (2022) exibido no New Museum e agora também no MASP em São Paulo.
Wagner e de Burca, que costumam construir a direção, o roteiro, os figurinos e trilhas sonoras em colaboração com os protagonistas de cada projeto, apresentam desta vez o Coletivo Banzeiros, grupo de teatro composto por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que vivem e atuam entre as zonas rural e urbana de Marabá e Parauapebas, no sudeste do Pará.
A obra compõe a programação do ciclo das Histórias brasileiras no museu e faz referência às proposições radicais dos dramaturgos Augusto Boal (1931-2009) e Bertolt Brecht (1898-1956), posicionando o espectador num lugar de escuta e sensibilidade política sobre os processos de construção da cultura e da identidade coletiva no Brasil que se movimentam em torno do campo.
Para o curador Guilherme Giufrida, o curta “estabelece a importância da cooperação e da coletividade entre agricultores e atores, no roçado ou no camarim. Os inimigos são representados por arquétipos: o pastor, a governadora, os capangas, o avião e a estátua na loja de departamentos. Nessa alegoria de tipos sociais, estabelece-se o drama da disputa política brasileira atual, como se pudéssemos vê-la inteira ali, encenada”.
Serviço
Sala de vídeo: Bárbara Wagner & Benjamin de Burca
Local: MASP – Sala de vídeo no segundo subsolo
Endereço: Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista – São Paulo, SP
Data: De 29 de julho a 11 de dezembro de 2022
Funcionamento: Às terças-feiras, das 10h às 20h. De quarta a domingo, das 10h às 18h.
Ingresso: R$ 50 (entrada); R$ 25 (meia-entrada). Terças e primeiras quartas-feiras do mês são grátis.