O renomado artista francês Xavier Veilhan traz obras de grandes dimensões para sua primeira individual em terras cariocas na galeria Nara Roesler. Entre esculturas de dois metros de altura, outras cinéticas em madeira, e um grande móbile de mais de quatro metros de altura, Veilhan tensiona a relação entre o bidimensional e o tridimensional ocupando dois andares da galeria.
Apesar de Veilhan conceber esculturas de corpos idênticos aos modelos – que podem ser seus amigos próximos, assistentes de ateliês e outros –, sua poética encontra-se na linguagem artificial que transita entre a afetividade humana e a modernidade das tecnologias atuais. Ainda assim, sua pesquisa se desdobrou também em cima de materialidades de menor impacto ambiental, como a prata, a madeira maciça, o compensado de madeira, o concreto mineral e o verniz não-poluente.
Muito ligado à música e à arquitetura, o artista atualiza a ideia de retrato ao representar grandes nomes dessas duas áreas com esculturas de efeito pixelado dedicadas ao célebre produtor Tom Moulton – considerado o pai da disco music e do remix, e também dos breakdowns, que permitiram a criação do hip hop – e ao arquiteto Renzo Piano, que projetou o Centre Pompidou.
A mostra também conta com a interação do público, que poderá ativar manualmente as três obras Cocardes (I, II e III, de 2022) – Cocar, em português –, além de um texto disponível ao público com uma entrevista do artista à artista brasileira Lucia Koch.
Serviço
Xavier Veilhan
Local: Galeria Nara Roesler
Endereço: Rua Redentor, 241, Ipanema, Rio de Janeiro – RJ
Data: De 10 de setembro a 29 de outubro de 2022.
Funcionamento: De segunda a sexta, das 10h às 19h. Aos sábados, das 14h às 18h.
Ingresso: Grátis