Segundo Wolfgang Tillmans declarou para o MoMA, “O espectador… deveria entrar em meu trabalho através de seus próprios olhos e de suas próprias vidas”. O fotógrafo alemão abre nesta segunda, 12 de setembro, sua primeira exposição individual no MoMA, trazendo um recorte de sua produção de mais de 30 anos, iniciada em revistas de moda e comportamento, como a britânica I-d e a hoje multinacional Dazed & Confused.
Observador incansável de um mundo cada vez mais multifacetado e veloz, Tillmans se destaca por encontrar o sublime em cenas muitas vezes banais, como bitucas em um cinzeiro, a parte de trás de uma cabeça ou um céu imenso e estrelado. A mostra no MoMA apresenta a amplitude e profundidade de sua carreira, convidando o público a experimentar a visão do artista sobre o que é viver hoje.
De imagens extasiantes da vida noturna a imagens abstratas feitas sem uma câmera, retratos sensíveis a projeções arquitetônicas de slides, documentos de movimentos sociais a naturezas mortas, fenômenos astronômicos a nus íntimos, Tillmans tem explorado aparentemente todos os gêneros imagináveis de fotografia, experimentando continuamente como fazer novas fotos. Ele considera o papel do artista como sendo o de “um amplificador” de causas sociais e políticas, e sua abordagem é animada por uma preocupação com as possibilidades de forjar conexões.
Além das imagens ultradiversas, Tillmans também gosta de fazer ele mesmo a montagem de suas exposições, usando diferentes suportes, fixadores e formatos para exibir suas fotos, o que acrescenta uma camada a mais na leitura de seus trabalhos pelos espectadores.
Em suas instalações, as impressões não emolduradas são coladas nas paredes ou cortadas e penduradas em pinos, e as fotografias emolduradas aparecem ao lado de páginas de revistas.
Constelações de imagens são agrupadas em paredes e tampos de mesa como fotocópias, fotografias coloridas ou em preto e branco, e projeções de vídeo, exemplificando a ideia de democracia visual proposta por Tillmans.
Após a temporada no MoMA, a exposição excursiona para a Galeria de Arte de Ontário e para o Museu de Arte Moderna de São Francisco.
Organizada por Roxana Marcoci, curadora sênior David Dechman, com Caitlin Ryan, assistente de curadoria, e Phil Taylor, ex-assistente de curadoria do Departamento de Fotografia, “To look without fear” fica em cartaz no MoMA até 1º de janeiro de 2023.
Serviço
Wolfgang Tillmans – To look without fear
Local: MoMA
Endereço: 11 West 53 Street, Manhattan, NY
Data: De 12 de setembro de 2022 a 1º de janeiro de 2023.
Funcionamento: De domingo a sexta, das 10h30 às 17h30. Aos sábados, das 10h30 às 19h.
Ingresso: U$ 25 (idosos e pessoas com deficiência U$ 18, estudantes U$ 14, crianças e membros do museu grátis)