Home Acontece Um segundo da eternidade é nova exposição da Coleção Pinault

Um segundo da eternidade é nova exposição da Coleção Pinault

Reunindo obras de 20 artistas diferentes que estabelecem um rico diálogo entre si, a exposição fica em cartaz até setembro

por Beta Germano
Echo2, 2022,  Phillipe Parreno, na exposição Um segundo da eternidade.
Echo2, 2022, Phillipe Parreno, na exposição Um segundo da eternidade.

Recém inaugurada na Bolsa de Comércio de Paris, edifício que desde o ano passado abriga a Coleção Pinault, a exposição Um segundo da eternidade desenha um percurso inspirado pela questão e pela experiência do tempo por meio de um conjunto de obras da coleção. Distribuídas pelos espaços expositivos do prédio, as obras de mais de 20 artistas dialogam umas com as outras e levam o visitante a mergulhar quase que em uma outra dimensão. Já o nome da exposição foi emprestado da instalação homônima de 1971, do artista Marcel Broodthaers, que também está em exibição no segundo andar. 

Na rotunda, espaço mais nobre e mais destacado entre todos os ambientes, está a instalação Echo2, do artista Philippe Parreno, que transforma o espaço em um território que parece estar fora do tempo, fora desse mundo. Nesta obra os elementos são indistintos e se misturam uns aos outros: o ar e a luz; o passado, o presente e o futuro; o real e a ficção, gerando sensações que afetam os corpos dos visitantes e fazem com que eles reflitam sobre a arquitetura como um estado imaterial. 

Quase Objetos: Meu quarto é um aquário, 2014-2022, de Philippe Parreno, na exposição Um segundo da eternidade.
Quase Objetos: Meu quarto é um aquário, 2014-2022, de Philippe Parreno, na exposição Um segundo da eternidade.

Na Galeria 2, localizada no térreo, está uma exposição inédita dos artistas Felix Gonzalez-Torres e Rino Horn, que também faz parte da exposição principal. Concebida  a partir de quatro obras emblemáticas da Coleção Pinault exibidas pela primeira vez ao público, Sem título (Para Estocolmo), 1992 e Sem título (Sangue), 1992, de Gonzalez-Torres e Bem e Verdadeiro, 2009-2010, e a.k.a, 2008-2009, de Roni Horn. 

Esta exposição retraça uma conversação artística estabelecida entre os artistas desde o início da década de 1990, quando Gonzalez-Torres descobre a obra Campo Dourado, de Roni Horn. Gonzalez-Torres tinha acabado de perder o parceiro, Ross Laycock, em decorrência da Aids e a obra de Horn se apresentou como uma experiência perturbadora para Gonzalez-Torres, levando-o a escrever para Horn e iniciando, assim, uma cumplicidade e colaboração artística que se estendeu até a morte de Gonzalez-Torres em 1996. 

Instalação Sem título, 2001, de Rudolf Stingel, na exposição Um segundo da eternidade.
Instalação Sem título, 2001, de Rudolf Stingel, na exposição Um segundo da eternidade.

Já na Galeria 3, que fica no primeiro andar, Dominique Gonzalez-Foerster faz ressoar a presença da icônica soprano Maria Callas por meio de uma videoinstalação. Gonzalez-Foerster nutre a sua obra com memórias vivas do cinema, da literatura e de estruturas abertas da arquitetura e da música. Em 2012 ela inicia uma série de obras performáticas com aparições nas quais ela encarna personagens diversos como Bob Dylan, Emily Brontë e Luís II da Baviera e que formam uma ópera fragmentada intitulada M.2062. 

Também no segundo andar, na galeria 7, estão três instalações icônicas: Quase Objetos: Meu quarto é um aquário, de Philippe Parreno; a Instalação Sem título de Rudolf Stingel e Paredes em pé II, de Larry Bell. Já na galeria 6 estão obras de artistas como Liz Deschenes, Gustave Le Gray, Nina Canell, Carrie Mae Weems e Mirian Cahn. Para finalizar, na galeria 5, o visitante encontra uma série de pintura monocromáticas de Sherrie Levine, e duas reproduções de obras famosas feitas pelo artista Sturtevant: a instalação AMERICA AMERICA de Felix Gonzalez-Torres e a escultura Gober Wedding Gown, de Robert Gober.

Serviço

Une Seconde D’Éternité 

Local: Bourse de Commerce – Collection Pinault 

Endereço: 2 Rue de Viarmes, Paris – França

Data: Até 26 de Setembro de 2022

Funcionamento: Segunda a domingo, das 11h às 17h. 

Ingresso: 10 – 14 Euros

Você também pode gostar

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support