Instituto Tomie Ohtake lança segundo volume da coleção Caderno-ensaio

Programação conta ainda com o lançamento do livro Mira Schendel – esperar que a letra se forme

por Giovana Nacca
4 minuto(s)
Livro Caderno-ensaio: Palavra. Cortesia Instituto Tomie Ohtake/Divulgação

No dia 30 de novembro, sábado, das 10h às 12h, o Instituto Tomie Ohtake tem o prazer de anunciar o lançamento de duas importante publicações: Caderno-ensaio 2: Palavra (2024), segundo volume da nova coleção editorial Caderno-ensaio, e Mira Schendel – esperar que a letra se forme, livro que reúne textos de Galciane Neves e Paulo Miyada, curadores da exposição homônima, em cartaz na instituição. Para celebrar os lançamentos, o público pode acompanhar  o “Sarau da palavra”, com as presenças de Juçara Marçal, Luiza Romão, Roberta Estrela D’Alva e Rosa Peixoto. Este projeto conta com recursos captados através do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.

Caderno-ensaio 2: Palavra

No primeiro semestre de 2024 o barro foi o tema que atravessou exposições, pesquisas e uma publicação realizada pelo Instituto. Já no segundo, coube ao programa palavra palavra palavra nortar parte da programação. O Caderno-ensaio 2: Palavra, segundo volume da coleção, integra esta programação, composta também pelo festival Poesia em presença – entre cenas, slam, spoken word e rap, pela exposição Gira da Poesia – 15 anos de slam no Brasil e pela exposição Mira Schendel – esperar que a letra se forme.

A publicação contém obras e textos inéditos, além de outros que já circulam há algum tempo, mas se reavivam no conjunto proposto. Tais trabalhos revelam, pela aproximação e pela fricção, mundos que coexistem e se conectam pelas palavras. Há, ainda, proposições de ação-reflexão, termo emprestado do educador Paulo Freire – grande inventor de processos educativos, mas também de palavras e termos que pudessem comunicá-los – na tentativa de dissolver a separação entre saber e fazer, entre linguagem e mundo.

Perante a complexidade do tema, a publicação recorre a diferentes formas de expressão, como arte contemporânea, literatura, slam, palavra originária, benzimento, cantos, contos, bajubá, dramaturgia, entre outras manifestações da palavra, na tentativa de se aproximar de sua essência, celebrando-a como um instrumento poderoso, mas limitado, e reconhecendo os esforços humanos para explorar suas infinitas possibilidades.

Direcionada para educadores, pesquisadores, estudantes, artistas e quem mais se interessar, a publicação reafirma o compromisso da instituição com os campos das artes, da cultura e da educação. “Conceber publicações como um meio de diálogo com diferentes públicos e perspectivas é uma das maneiras de promover a cultura no Instituto Tomie Ohtake”, afirma Gabriela Moulin, diretora executiva do Instituto.

A publicação conta com distribuição gratuita para professores da rede pública de ensino; educadores e profissionais de espaços culturais e museológicos e educadores de Organizações Não Governamentais (ONGs) ou Organizações da Sociedade Civil (OSC).Para retirada do exemplar, será necessário apresentar um comprovante de vínculo empregatício.

Autores: Ailton Krenak, André Gravatá, André Vargas, Bruno Vital, Carlos Drummond de Andrade, Carolina Peixoto, Castiel Vitorino Brasileiro, Cátia de França, Coral Nhãmãndú, Dione Carlos, Drik Barbosa, Fabio Morais, Edimilson de Almeida Pereira, Galciani Neves, Gustavo Caboco, Haroldo de Campos, Jade Quebra, Jaider Esbell, João Paulo Lima, Luiza Romão, Luz Ribeiro, Mel Duarte, Mira Schendel, Neide Sá, Noemi Jaffe, Pam Araujo, Ricardo Aleixo, Sérgio Silva, Shayra Brotero, Slam das Minas SP, Solange Maria Moreira de Campos

Acessibilidade

O livro é acompanhado de encarte em braile, versão digital acessível, locução de todos os conteúdos, audiodescrição de todas as imagens, paisagem sonora criada especialmente para o projeto e vídeo de apresentação em libras (língua brasileira de sinais), com legendas e narração em língua portuguesa. Os recursos de acessibilidade, além de garantir o acesso das pessoas com deficiência, amplificam a potência e o alcance do livro através da multissensorialidade. Incentivamos o uso compartilhado entre pessoas com e sem deficiência, propondo maneiras de se relacionar com a arte, a educação e a cultura que promovam a integração e a coletividade.

Sobre a coleção Caderno-ensaio

Iniciada em 2024, a coleção de livros intitulada Caderno-ensaio propõe uma jornada por temas que atravessam as exposições e as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Tomie Ohtake, aproximando narrativas textuais e imagéticas vindas dos campos das artes, da cultura e da educação. No primeiro semestre deste ano foi lançado o Caderno-ensaio 1: Barro.

Ao unir os termos “caderno” e “ensaio”, o Tomie se propõe a fazer parte da formação e do cotidiano de diversos públicos, incorporando, com as lentes do presente, um olhar atento e não exaustivo sobre o tema tratado em cada edição. Trazendo diferentes vozes para os debates propostos, seja por narrativas visuais ou textuais, os cadernos-ensaio são pensados e organizados em tipologias de conteúdo que funcionam como um convite para que cada pessoa se reconheça como pesquisadora ao acolher sua curiosidade e, com isso, mobilize os saberes e fazeres de seu território.

Serviço:

Caderno-ensaio 2: Palavra
Data de lançamento: 30 de novembro de 2024, das 10h às 12h
Local: Instituto Tomie Ohtake
Endereço: Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropé, 88) – Pinheiros SP
Metrô mais próximo – Estação Faria Lima/Linha 4 – amarela

Distribuição gratuita para professores e educadores da rede pública de educação (mediante apresentação de qualquer tipo de comprovante)
Preço popular (no dia do lançamento): R$42,00
Preço cheio: R$80,00

Venda com frete para São Paulo ou outras localidades, entrar em contato com a Livraria Gaudi
11 3031-0837
livrariagaudi@gmail.com

Você também pode gostar

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br