A mostra, intitulada Alberto Pitta: eternidade soterrada, apresenta, pela primeira vez ao público paulistano, as 24 telas pintadas pelo artista Alberto Pitta durante a pandemia. A exposição será inaugurada amanhã, dia 7 de maio, às 11 horas da manhã na Casa Cunha Lima, onde se encontra a sede da Carmo Johnson Projects.
Se olharmos apenas para as telas de Pitta dispostas pelas paredes da Casa Cunha Lima já encontramos por si só uma obra de arte. A casa, projetada por Joaquim Guedes, que foi amigo de Lina Bo Bardi, é um ambiente charmoso e encantador, com um chão coberto por azulejos nostálgicos. Abrigando a paleta de cores que transita entre tons de marrom, bege, amarelo e dourado passando pelo vermelho e pelo azul das obras de Pitta, as paredes refletem uma luz que combina com a casa, como se tivessem sido produzidas especialmente para seus ambientes.
Alberto Pitta é conhecido pelas coloridas estampas que ele cria para os tecidos dos blocos-afro de Salvador. Com as obras exibidas nesta mostra, Pitta procurou ressignificar símbolos e temas que já estavam presentes em suas estampas: a origem do mundo e dos homens, as pinturas rupestres, os homens das cavernas e também a interpretação destes temas partindo do olhar da cultura africana.
Já o título da mostra foi inspirado em um poema escrito por Waly Salomão, de quem Pitta foi amigo. Segundo Renato Menezes, historiador da arte e curador da mostra, “o título remete, por um lado, aos fósseis, resquícios do passado cristalizados no presente, que desafiam a finitude da vida e enfatizam a transformação da matéria. Por outro lado, ele remete também ao isolamento, ao recolhimento e ao ambiente da casa, tornada caverna nos tempos de reclusão pandêmica”.
Durante a visita, é possível observar, através das transparências e espaços vazados que estruturam a casa, como os trabalhos de Pitta narram histórias que dão continuidade àquelas iniciadas nas suas famosas estampas.
Serviço:
Alberto Pitta: eternidade soterrada
Local: Carmo Johnson Projects
Endereço: Rua Silvio Portugal, 193, Pacaembu – São Paulo
Data: de 7 de maio a 30 de junho de 2022
Funcionamento: Segunda a sábado das 11h às 20h.
Ingresso: grátis