A ONG The Lesbian, Gay, Bisexual & Transgender Community Center, de Nova Iorque, vai ser contemplada com uma ajuda bem generosa no mês de setembro. A partir do dia 24 deste mês, a Sotheby’s realizará um leilão online em parceria com Keith Haring Foundation, que colocará à venda obras importantíssimas da coleção pessoal do artista. O valor completo da venda das obras, estimada em quase US$ 1 milhão, será revertida para a organização, que estimula a comunidade queer da cidade, celebra a diversidade e defende a justiça e a oportunidade para todas e todos.
A fundação que sustenta o legado de Haring foi criada por ele próprio antes de sua morte em 1990. O artista faleceu por causas relacionadas ao HIV/AIDS. Desde a sua criação, a fundação teve como objetivo sustentar e expandir o legado de filantropia do artista.
Intitulado Dear Keith: Works from the Personal Collection of Keith Haring irá conter mais de 140 obras de arte e objetos de todos os tipos da coleção pessoal de Haring.
Essa coleção inclui trabalhos incríveis de Jean-Michel Basquiat, Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Samantha McEwen, Kermit Oswald e Bruno Schmidt, muitos amigos do artista que frequentavam Club 57, um espaço muito importante para cultura underground da Nova York no final dos anos 70 e início dos 80. Lá, ele realizou muitas exposições com obras suas, de seus amigos e outros artistas.
Para Gil Vazquez, que preside a Keith Haring Foundation, o leilão é um evento muito significativo no 30º aniversário da morte de Haring.