A partir do dia 28 de novembro, Franca, terra natal de Abdias Nascimento, receberá a exposição “Abdias Nascimento – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista” – uma itinerância que partiu do Inhotim, Brumadinho, onde integrou um programa sobre o artista entre 2021 e 2024. Com cerca de 70 pinturas, a mostra chega à cidade como parte das comemorações dos 110 anos do nascimento do intelectual e ativista.
Inspirado em seu livro homônimo de 1980, o título da exposição cita o conceito de quilombo como “união fraternal e livre” e propõe novas práticas políticas para um modelo de sociedade mais justo. Nas obras expostas, Abdias explora a teogonia afro-brasileira e os símbolos rituais contemporâneos, reafirmando as tradições de matriz africana como formas de ativismo antirracista.
A exposição é um dos destaques da grade de atividades que compõem a programação da inauguração neste município da região nordeste de São Paulo, da maior unidade do Sesc no interior paulista – o Sesc Franca tem mais de 35 mil metros quadrados de área construída e capacidade para receber diariamente 2,5 mil visitantes.
Resultado de uma parceria entre o Sesc, o Instituto Inhotim e o Ipeafro, a exposição tem curadoria de Douglas de Freitas, Deri Andrade e Lucas Menezes pelo Inhotim, e de Elisa Larkin Nascimento e Julio Menezes Silva pelo Ipeafro.
Serviço:
Abdias Nascimento – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista
Local: Sesc Franca
Período expositivo: De 28 de novembro de 2024 a 29 de junho de 2025
Entrada gratuita