A mostra individual do trabalho de Sebastião Januário intitulada “Cores para Esquecer” propõe um (re)conhecimento da extensa produção do artista além de provocar uma reflexão sobre como seu trabalho é entendido nos dias de hoje. Entre os trabalhos exibidos, estão 11 pinturas inéditas, que foram iniciadas em meados dos anos 70 e concluídas em 2022.
Por meio da exibição de uma obra feita pelo artista e ativista negro Abdias Nascimento em homenagem a Januário, a mostra dá destaque à amizade dos artistas, que tiveram uma convivência próxima durante a década de 70.
A produção artística de à Sebastião Januário é de importância indiscutível para a história da arte brasileira. Atualmente, o artista tem produções expostas no Instituto Inhotim, MAM-RJ (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro) e no Ipeafro (Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros).
“Januário construiu um trabalho que ensina através de imagens, com linguagem precisa em cenas complexas. Através da composição de corpos e olhares ele aponta escolhas e recusas – afetivas e sociais – de santos, entidades e pessoas comuns. Lembranças, memórias e decisões difíceis de vida estão presentes em beleza e dor. Ele é base e fundamento para muitos artistas, curadores e colecionadores pretos de ontem e hoje”, diz Camilla Rocha Campos, artista, pesquisadora, professora e curadora da exposição.
Serviço:
Cores para Esquecer – Sebastião Januário
Data: 2 de abril a 30 de abril de 2022
Local: Galeria Periscópio
Endereço: Alameda Lorena, 1257, Casa 4 – Jardim Paulista, São Paulo (Brasil)
Funcionamento: de terça a sexta das 12h às 19h, sábados das 11h às 17h
Ingresso: Gratuito