Em um ano com algumas mudanças em seu formato, o tradicional Prêmio PIPA chega a sua 12ª edição neste ano. As novidades que já haviam sido anunciadas anteriormente incluem uma série de pontos que fazem com que a organização e o júri direcionem seus olhares para a produção de artistas com trajetórias mais recentes, sendo artistas que tiveram sua primeira exposição no máximo há 10 anos. Enquanto isso, o PIPA Online continua aberto para votação, incluindo todos os artistas da edição.
Castiel Vitorino, Denilson Baniwa, Ilê Sartuzi, Marcela Bonfim e Ventura Profana são, portanto, os cinco vencedores do Prêmio PIPA 2021. Em seu site, o PIPA afirma que os vencedores “mostram o quanto a produção artística brasileira é plural, misturando linguagens e saberes heterogêneos e se desenvolvendo no país como um todo”.
Denilson Baniwa, “Re – Antropofagia”, 2019 Ilê Sartuzi, “Dollhouse Gallery”, 2020
Além disso, as novas diretrizes apontavam que não haveria apenas um vencedor, mas todos os cinco artistas selecionados pelo Conselho recebem um valor R$ 10 mil cada, sendo igualmente incentivados. Também há mudanças em relação à exposição com obras dos contemplados: ela acontecerá de fora online e terá como formato uma ocupação virtual no site e nas redes sociais do PIPA e na plataforma Preview. Neste ano, os artistas selecionados não precisam realizar a contrapartida habitual de doar uma obra para o Instituto PIPA, que faz a gestão da premiação. O Prêmio PIPA Online terá dois vencedores neste ano. Cada um deles receberá um valor de 5 mil reais!