Uma parceria do hub digital MQBMBQ com a grife italiana Gucci é responsável pela criação do Black Jigsaw Project! O projeto consiste na criação de quebra-cabeças com imagens de trabalhos criados pela ilustradora estadunidense Ggggrimes e pelo pintor ganense Kwesi Botchway! A iniciativa faz parte de uma série de projetos do MQBMBQ, sob o título My Queer Blackness, My Black Queerness, para levantar fundos para auxiliar entidades que estão focadas em ajudar a comunidade negra trans.
Criadas especialmente para o projeto, as obras de Ggggrimes e de Botchway retratam personagens vestidos em roupas da coleção Epilogue, da Gucci. As duas obras, então, foram transformadas em edições limitadas de quebra-cabeças de 384 peças, no formato total A3. São apenas 100 exemplares de cada obra, vendidos a aproximadamente 164 euros no site da MQBMBQ. Todo o dinheiro arrecadado nessas vendas será revertido para o Movimento Identità Trans (MIT), um dos mais antigos da Itália que auxiliam a luta das pessoas trans.
O hub anuncia em seu site que, além do objetivo filantrópico, a ideia também parte de uma vontade de possibilitar “uma relação interativa entre artista e espectador de uma forma que normalmente não é possível”. Os quebra-cabeças vêm ainda em caixas especiais que tiveram todo o design criado pelo artista multidisciplinar Cary Fagan.
Lançado em junho do ano passado, o My Queer Blackness, My Black Queerness arrecadou com uma só iniciativa aproximadamente 12 mil euros com vendas de prints de obras de vários artistas. O valor foi doado para as organizações For The Gworls e TransWave!