Em uma ação conjunta entre a órgãos municipais da cidade de São Paulo, está sendo promovido desde o dia 24 de agosto a programação da ação Vozes Contra o Racismo, um projeto que tem a curadoria de profissionais negros que trabalham na Secretaria Municipal de Cultura (SMC): Amarilis Costa, Ligia Rocha, Thamires Cordeiro e Helio Menezes. Ele é uma ação cultural integrada, que busca estimular a sensibilização e o combate ao racismo.
A ação se iniciou com uma intervenção no Monumento às Bandeiras, a iniciativa projetou, com o Coletivo Projetores, obras do artista indígena Denilson Baniwa no concreto da enorme escultura de Victor Brecheret entre os dias 24 e 30 de julho. O monumento é um dos que têm causado questionamentos sobre a retirada de obras de arte públicas que homenageiam figuras contraditórias da História, que estão relacionadas ao genocídio de povos originários e à manutenção da escravidão, por exemplo. Outras projeções desta forma acontecerão em lugares em todas as cinco macrorregiões da cidade
Além de uma série de intervenções artísticas, que buscam valorizar o trabalho de artistas negros e indígenas, houve o ciclo de debates Diálogos Cultura Presente, webinários que discutiram o racismo por meio de diversos eixos temáticos. Eles podem ser assistidos no canal de Youtube da SMC, clicando aqui.
Até o dia 24 de agosto, mais ações acontecerão pela cidade e também de maneira virtual. Entre 15 e 31 de agosto, por exemplo, a instalação Luz Negra, da artista Monica Ventura, poderá ser vista no Largo da Forca, na Praça da Liberdade.