Principais exposições para conferir em São Paulo – Setembro 2024

Entre os destaques estão mostras individuais de Anish Kapoor, Renée Green e Lidia Lisbôa, além de exposições recém-inauguradas na Pinacoteca

Tempo de leitura estimado: 6 minutos

A primeira quinzena do mês em São Paulo chega com uma agenda de ótimas exposições na cidade, e aqui trazemos algumas indicações que você não pode perder. Um novo espaço cultural será inaugurado próximo à Avenida Paulista, trazendo uma exposição de Anish Kapoor, um dos artistas mais notáveis da arte contemporânea. Na Galeria Millan, Lidia Lisbôa apresenta sua segunda exposição individual, trazendo temas e materiais que têm marcado sua trajetória, enquanto Renée Green estreia sua primeira individual no Brasil, no auroras. Além disso, a Pinacoteca acaba de inaugurar três novas exposições, com outra já confirmada para o meio do mês, que apresentará esculturas do acervo.

Já conhece o nosso GuiaAQA? É um mapa no Google Maps com as localizações de mais de 30 espaços culturais para facilitar seu roteiro. Confira!

Oscar Murillo, (untitled) aesthetic structure, 2013-2024. Foto: Direitos autorais do artista. Cortesia do artista e da kurimanzutto, Cidade do México e Nova York

Casa SP-Arte | “Xeque-Mate (s)”
31.08 – 20.09

A exposição “Xeque-mate(s)” marca a primeira mostra internacional na Casa SP-Arte e a estreia do colombiano Oscar Murillo no Brasil. Organizada pela galeria kurimanzutto e curada por Mark Godfrey, a mostra dialoga com obras de Lygia Clark, Hélio Oiticica e Cildo Meireles, cujas práticas interativas e experimentais ecoam os temas de migração, identidade e globalização abordados por Murillo.

Vista da exposição “Entre a cabeça e a terra” no Edifício Pina Luz. Foto: Beto Assem

Pinacoteca Luz | “Entre a cabeça e a terra: arte têxtil tradicional africana”
31.08 – 02.02.25

Desenvolvida em colaboração com a Maison Gacha, de Paris, e a Fondation Jean-Félicien Gacha, do Camarões – instituições comprometidas com a preservação e promoção das artes e culturas africanas –, a mostra, com curadoria de Renato Menezes e Danilo Lovisi, apresenta 129 peças têxteis que revelam os ritos e cosmogonias de diversos povos africanos.

Créditos: Terceiro Mundo – a dimensão descoberta. Cortesia do artista e da Serpentine

Pinacoteca Contemporânea | “Gabriel Massan: Terceiro Mundo, a dimensão descoberta”
31.08 – 02.02.25

Desenvolvida em parceria com a Serpentine Galleries, a mostra transforma a galeria em um ambiente imersivo criado por Gabriel Massan, com base em perspectivas decoloniais, teorias queer e tecnologias descentralizadas. O projeto central, criado em colaboração com artistas e pensadores como LYZZA, Castiel Vitorino Brasileiro, Novíssimo Edgar e Ventura Profana, é um jogo de videogame ambientado em um universo fantástico, onde os visitantes podem jogar em quatro estações ou assistir às partidas em tempo real.

Ayrson Heráclito, Irawo Bori, 2023. Imagem: Divulgação

Pinacoteca Luz | ”Irawo Bori: oferenda para a cabeça cósmica”
31.08 – 02.02.25

A Pinacoteca exibe o filme “Irawo Bori: Oferenda para a Cabeça Cósmica”, concebido a partir da performance ritualística Bori, apresentada no Octógono da Pina Luz durante a primeira mostra individual de Ayrson Heráclito, “Yorùbaiano”, realizada na Pina Estação em 2022. O filme é dirigido por Ayrson Heráclito em colaboração com o cineasta Lula Buarque de Hollanda, e a curadoria é feita por Ana Paula Lopes.

LAb[au], Origamipinwheel, 70 Triangulos X 12 Pipas, 2018. Cortesia DAN Galeria

DAN Contemporânea | “LAb[au]”
31.08 – 26.10

Ativo desde 1996, o coletivo belga LAb[au] apresenta cerca de 26 obras que transitam pela interseção entre arte conceitual, sistemática e concreta, utilizando lógica algorítmica para questionar a estética contemporânea. A exposição é composta por instalações, integrações arquitetônicas e objetos de arte, que combinam geometria, cor e tecnologia avançada.

Penacho, representa uma figura ornitomorfa com asas estendidas. Ouro. Cultura Nasca, Costa Sul do Peru 200 a.C – 400 d.C. Crédito: Museo Oro del Perú – Armas del Mundo | Fundación Miguel Mujica Gallo

CCBB | “Tesouros Ancestrais do Peru”
04.09 – 26.11

Após passar pelo Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, a mostra chega a São Paulo com mais de 162 objetos raros em cerâmica, cobre, ouro, prata e têxteis, que retratam a história das civilizações andinas, de 900 a.C. a 1600 d.C. Sob a curadoria de Patricia Arana e Rodolfo de Athayde, a mostra está organizada em cinco blocos temáticos – Linha do Tempo, Mineração, Divindades e Rituais, Cerâmica e Têxteis, e Colonização – que revelam o cotidiano e as técnicas sofidticadas de produção desses povos.

Lidia Lisbôa, Sem título (da série Tetas que deram de mamar ao mundo), 2022. Foto: Ana Pigosso

Millan | “O Teatro” de Lidia Lisbôa
14.09 – 19.10

“O Teatro” é a segunda exposição individual de Lidia Lisbôa na galeria Millan, com curadoria de Cristiano Raimondi. A mostra reúne uma variedade de materiais e suportes, como têxteis, cerâmica, bronze e desenhos, incluindo trabalhos da série “Tetas que deram de mamar ao mundo”, uma marca registrada da artista.

Anish Kapoor, vista da obra Hidden Mirror. Foto: Joana França

Casa Bradesco | “Inflamação” de Anish Kapoor
15.09

A Casa Bradesco, novo centro cultural de São Paulo com 5.000 metros quadrados, estreia com a exposição “Inflamação” de Anish Kapoor, considerada a maior do influente artista no Brasil. Com curadoria de Marcello Dantas, a mostra apresenta 20 obras, incluindo esculturas, instalações e uma site-specific inédita. Localizada no complexo Matarazzo, a Casa Bradesco também abrigará workshops, exposições infantis e eventos culturais.

Vista da exposição Claudia Casarino, Iluminando La Ausencia, Centro Atlántico De Arte Moderno, Las Palmas, Espanha, 2018. Cortesia da artista

Fortes D’Aloia & Gabriel | “Corte” de Claudia Casarino + “Trilha” de Iran do Espírito Santo
14.09 – 16.11

As exposições de Claudia Casarino e Iran do Espírito Santo recorrem a diferentes abordagens sobre memória e presença. Casarino, em “Corte”, apresenta uma investigação poética sobre a ausência e a violência contra o corpo feminino, utilizando vestes e tecidos para revelar os mecanismos de controle social que invisibilizam mulheres. Já Iran, em “Trilha”, propõe uma reflexão sobre tempo e memória por meio da representação de discos de vinil em aquarelas, onde cada obra remete a uma trilha sonora pessoal, associando a música a um processo autobiográfico de registro e percepção sensorial.

Renée Green. Commemorative Toile (detalhe), 1992-1993. Cortesia do artista, Free Agent Media, e auroras, São Paulo

auroras | “Aproxime-se: Perceptos” de Renée Green
14.09 – 23.11

O auroras recebe a primeira exposição no Brasil de Renée Green, com obras de diferentes décadas de sua carreira, escolhidas para dialogar com a arquitetura do espaço e sua relação com o país. A mostra reúne pintura, escultura, instalações, filmes e obras sonoras que entrelaçam temas como distâncias, diáspora e memória. Destaques incluem o filme “Come Closer” (2008), conectando Lisboa, São Francisco e Brasil, e um “Space Poem” inédito que permeia o local.

Claudio Alvarez, Presença, 2019. Cortesia Galeria Lume

Galeria Lume | “Ágora” de Claudio Alvarez
14.09

Claudio Alvarez é um artista brasileiro que começou sua trajetória no cenário artístico com a exposição “Como vai você geração 80?” no Parque Lage, Rio de Janeiro, em 1984. Sua obra investiga a relação entre movimento e percepção, utilizando ilusões de ótica, jogos de espelhos, objetos móveis e iluminação, frequentemente envolvendo o público em uma participação ativa. 

Auguste Rodin. Foto: Edouard Fraipont/Pinacoteca

Pinacoteca Estação | “A forma do fim: esculturas no acervo da Pinacoteca”
14.09 – 04.05.25

A exposição utiliza a coleção de máscaras mortuárias, moldadas a partir do rosto de artistas como Almeida Júnior e Pedro Alexandrino, como ponto de partida para explorar como os artistas enfrentam o tempo e sua própria experiência. Com cerca de 40 esculturas que abrangem do século XII até os dias atuais, esta é uma oportunidade para revisitar obras fundamentais do acervo da Pinacoteca.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support