A galeria baiana RV Cultura e Arte inaugura amanhã sua nova exposição: VESTÍGIOS, a primeira individual de Milena Ferreira. A exposição apresenta os desdobramentos de uma pesquisa que é explorada desde 2019 pela artista, que parte de materiais descartados, fragmentos ou objetos que atravessaram seus caminhos rotineiros. Cruzando narrativas pessoais e da região do centro histórico de Salvador, Ferreira permeia diversas memórias afetivas.
A série Textura é sentimento, por exemplo, apresenta colagens concebidas com pedaços de paredes coletadas de casas em ruínas. Já na série Vestígios, que dá nome à exposição, a artista cria um conjunto de objetos em cimento a partir de material de descarte das demolições irregulares promovidas na Comunidade do Tororó. E ainda em Habitar é obra, azulejos recebem composições em acrílica propondo relações entre nós e o que nos cerca em nossos lares.
Segundo a própria artista, muito a interessa em investigar as relações “de transformação constante entre o indivíduo e local que habita: onde imprimimos nossa marca, integramos coisas, relacionamos elementos e vamos nos construindo”.
“Num país como o Brasil, em que a moradia ainda é um privilégio para poucas pessoas, Milena chama a um debate sobre o que é ter teto, o que é construir subjetividades em um terreno de acolhimento, o que é deixar memória por entre cômodos”, analisa a curadora Galciani Neves, convidada para o texto crítico da mostra.
Serviço
VESTÍGIOS
Local: RV Cultura e Arte
Endereço: Av. Cardeal da Silva, 158 – Rio Vermelho, Salvador – BA
Data: De 24 de agosto a 08 de outubro de 2022
Funcionamento: De segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados das 10h às 14h.
Ingresso: Grátis