Val Souza é uma artista paulistana, que vive entre São Paulo e Salvador e desenvolve sua pesquisa poética em torno das iconografias dos corpos de mulheres pretas e seus modos de existir na diáspora. A música é motor para muitos de seus trabalhos, como, por exemplo, a performance “Can You See It? #deixaapiriguetefalar”, em que ela dança em vias públicas ao som do funk, samba de roda e pagode baiano.
Seus processos criativos também são bastante efervescentes. Em uma de suas pesquisas sobre as representações visuais de mulheres negras, a artista coletou e produziu quase 10 mil imagens. Esta investigação frenética e prolífera parece combinar com a playlist produzida especialmente para o ARTEQUEACONTECE, visto que a artista selecionou mais de 60 músicas, totalizando cerca de 3h 45min de muita inspiração.
Em seu ateliê, é claro, nunca está desacompanhada de uma boa música. Val comenta que um dos estilos musicais que ela mais escuta enquanto trabalha é o samba: “O samba é um lembrete profundo de que a gente veio para ser feliz, para ser amado e para amar”.