Há anos a nossa artista aposta Juliana dos Santos tem se debruçado numa pesquisa quase obsessiva pela cor azul. Partindo de seus experimentos de extração do pigmento da flor Clitória Ternátea, ela tem mergulhado nas profundezas poéticas, metafísicas e terapêuticas que a cor possui.
E já que nosso assunto aqui é playlist musical, não poderíamos deixar de citar a inspiração que o azul refletiu na história da música, especialmente no gênero originário no extremo sul dos Estados Unidos em torno do fim do século 19: o blues. Não à toa, a artista selecionou quase 1h30 de músicas cujos autores foram de alguma forma inspirados pela cor. O resultado é uma playlist bastante eclética que inclui desde grandes ícones da chamada música popular brasileira, até estrelas do jazz estadunidense como cantora e compositora Ella Fitzgerald e o trompetista Miles Davis, que lançou quase de dez músicas com a cor melancólica em seus títulos.
Juliana também convida todos os leitores a sugerir novas músicas e fazer desta uma playlist colaborativa. Na próxima 1h23, mergulhe no azul profundo de seu modo musical.