O que um objeto pode contar sobre quem o possui? E o que mais pode também contar sobre aquele quem o esqueceu? Na mostra Achados e Perdidos da OMA Galeria, Nario Barbosa apresenta uma série de fotografias, com intervenções em bordados, que retratam objetos abandonados em estações de trem e metrô da cidade de São Paulo.
Entre as peças retratadas, há aquelas que você pode já estar esperando como chaves e carteiras, mas outros são mais curiosos como uma pia de banheiro ou um par de alianças que instigam o imaginário do visitante.
Desde o antigo trabalho como fotojornalista o assunto já interessava a Barbosa. Ele realizou várias matérias sobre as seções de “achados e perdidos”, mas esta é a primeira vez que o fotógrafo tem a oportunidade de explorar o assunto do ponto de vista mais autoral, brincando com os mistérios da vida cotidiana.
Carregando a herança de uma família de bordadeiras, o artista sergipano nasceu na cidade de Cedro de São João, conhecida justamente pelo bordado de ponto de cruz. Sendo assim, suas obras são um ponto de intersecção entre memórias de diferentes temporalidades: a da história que levou o objeto até aquela estação, a do estado de abandono e a do ressignificado que Barbosa lhe atribui devolvendo vida com as linhas coloridas que também contam sobre si mesmo.
Serviço
Achados e Perdidos
Local: OMA Galeria
Endereço: Rua Pamplona, 1197, casa 4 – Jardins – São Paulo, SP
Data: De 13 de agosto até 18 de setembro 2022
Funcionamento: De terça a sexta das 14h às 19h; aos sábados das 10h às 15h. Ingresso: Grátis