Novos espaços de arte são inaugurados em São Paulo

Fique por dentro das novas galerias e centro cultural inaugurados em agosto de 2024

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Hidden Mirror/ Shulamite and Lajja Gauri (2022) de Anish Kapoor na Casa Bradesco (Joana França/Divulgação)

No início do segundo semestre, em agosto de 2024, a cidade de São Paulo inaugurou novos espaços dedicados à arte contemporânea. Confira abaixo a nossa curadoria de quatro espaços que merecem ser visitados.

CASA SEVA

A Casa Seva, um espaço expositivo dedicado à sustentabilidade, arte e cultura, foi criada para gerar impacto positivo no meio de arte e design, estimular uma rede mais sustentável por parte dos artistas, galeristas e inspirar ações e escolhas sustentáveis no dia a dia de seus visitantes, parceiros e colaboradores. A inauguração contou com a abertura da mostra “Frans Krajcberg: A morada humana”, organizada por Carolina Pileggi, fundadora do espaço. 

Endereço: Alameda Lorena, 1257 | Casa 1 – Jardins

GALATEA – NOVA UNIDADE

A galeria Galatea inaugura nova unidade no charmoso bairro Cerqueira César. Localizada em um espaço de 430 metros quadrados no Edifício Thais, projetado em 1978 pela arquiteta Maria Luiza Correa, a nova unidade foi inaugurada em com a exposição individual de Montez Magno (Timbaúba, PE, 1934 – 2023, Recife, PE), que conta conta com texto crítico da curadora e pesquisadora Clarissa Diniz.

Endereço: Padre João Manuel, 808 – Cerqueira César

GALERIA SUPERFÍCIE – NOVA UNIDADE

A Galeria que já tem um espaço consolidado na Oscar Freire, inaugura agora sua segunda unidade na Alameda Lorena, da Vila Modernista projetada por Flávio de Carvalho. O novo espaço conta com duas novidades: o Arquivo Superfície, iniciativa sem fins comerciais voltada à pesquisa e digitalização de documentos relacionados à arte conceitual e de vanguarda, com foco na década de 1970; e a Superfície Publicações, editora da galeria voltada a projetos inéditos, bem como a impressão de livros de artista e reedição de materiais históricos.

O novo local apresenta ao público a exposição coletiva “JORNAIS ETC.”, que reúne 21 artistas entre nomes consagrados, como Antonio Manuel, Amelia Toledo, Cildo Meireles, Anna Bella Geiger e Paulo Bruscky, e artistas emergentes que se destacaram desde os anos 2000, como Cinthia Marcelle, Renata Lucas, André Komatsu, Anna Costa e Silva, Vitor Cesar, Marcelo Cidade. A mostra conta com pesquisa e seleção colaborativa entre o curador Diego Matos e o galerista Gustavo Nóbrega.

Endereço: Alameda Lorena, 1257 | Casa 4 – Jardim Paulista

CASA BRADESCO

Com 5.000 metros quadrados, a Casa Bradesco soma ao circuito, dividida em quatro salas nomeadas: “Aqui” – reservada para grandes exposições temporárias; “Ali” – dedicada às crianças e à infância; “Acima” –  espaço reservado para workshops, cursos, palestras e um clube criativo; e “Abaixo” – dedicada à diversos tipos de exposições artísticas.

Localizado no complexo Matarazzo, próximo à famosa avenida Paulista, na capital de São Paulo, o centro cultural foi inaugurado no final do mês de agosto e estará aberto para visitação do público a partir de 15 de setembro com exposição individual do artista Anish Kapoor e curadoria de Marcello Dantas.

Endereço: Alameda Rio Claro, 190 – Bela Vista

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support