Se você, assim como o artista Pedro Caetano, também é paulista ou passou a juventude na cidade, provavelmente já ouviu a expressão “ninguém dorme” num rolê com os amigos. A frase que dá título à nova exposição individual de Caetano na Galeria Cavalo, funciona como uma espécie de pacto de não desistência da noite, um comprometimento de estarem juntos até a alvorada do dia seguinte.
Mas dado os recentes acontecimentos globais, a ideia de proibição do descanso recebe na exposição um significado dúbio: de um lado, a festa, de outro, um tom de horror, insônia, ansiedade e constante estado de fadiga.
Entre as linguagens da escultura, pintura e instalação, Caetano traz algumas produções inéditas. Entre elas, estão as pinturas de crepúsculos-alvoradas psicodélicas feitas com materiais comuns da construção civil, como massa plástica, espuma de poliéster e tinta spray. Nestas, os sóis metálicos e o fundo de degradê conferem um tom de distopia.
Sendo assim, Ninguém Dorme nos oferece um universo repleto de referências irônicas oscilando entre comédia e tragédia para refletir sobre a existência.
Serviço
Ninguém Dorme
Local: Galeria Cavalo
Endereço: R. Rua Sorocaba, n.51 – Botafogo – Rio de Janeiro, RJ
Data: De 21 de julho a 10 setembro 2022
Funcionamento: De terça a sexta das 12h às 19h; aos sábados das 13h às 17h. Ingresso: Grátis