Traduzindo “Partita for 8 Voices” de Caroline Shaw para o palco, Justin Peck trabalhou em colaboração com Shaw e Eva LeWitt para criar Partita, um novo balé para o New York City Ballet. Enquanto desenvolvia o espetáculo, Peck descobriu que Sol LeWitt, o pai de Eva, foi uma inspiração para a partitura original, o que o levou ao trabalho dela, que ele descreveu como tendo “uma dimensionalidade e teatralidade” interessantes para o projeto.
Partita, de 20 minutos, incorpora as vozes de Caroline Shaw, vencedora do Prêmio Pulitzer, uma composição a capella, enquanto oito dançarinos oscilam entre movimentos solo e uníssono, inspirando-se na impressionante cenografia de Eva LeWitt.
A relação entre o NYCB e as artes visuais não é de hoje. Quando o New York State Theatre foi inaugurado em 1964, o arquiteto Philip Johnson e o fundador do NYCB Lincoln Kirstein organizaram uma coleção permanente para o que se tornaria um dos grandes espaços públicos da cidade de Nova York, incluindo obras de Jasper Johns, Lee Bontecou e Elie Nadelman. Mais recentemente, outros artistas líderes e emergentes – como Keith Haring, Julian Schnabel e Santiago Calatrava – colaboraram com a Companhia de várias maneiras dentro e fora do palco. Com o objetivo de aproximar as disciplinas de artes cênicas e visuais, eles convidam anualmente um artista contemporâneo para criar uma obra de arte específica no local.
No dia 29 de abril, além do espetáculo, será possível experienciar as obras de Lewitt dentro e fora do palco num evento único, às 20h, onde os ingressos para toda a casa custarão US $ 38.