Em homenagem aos 50 anos da Land Art, está acontecendo no Nevada Museum of Art, nos Estados Unidos, uma programação especial para comemorar essa efeméride! A instituição realiza durante o período de três meses, de setembro a outubro deste ano, a temporada Art + Environment Season – Land Art: Past, Present, Futures. Esta temporada acontecerá a partir de eventos virtuais, que reunirão artistas pioneiros, historiadores da arte e críticos que trabalham a Land Art de forma constante! Ao mesmo tempo, artistas contemporâneos, acadêmicos e ativistas sociais também são convidados para falar sobre perspectivas de futuro para este tipo de arte e também para o meio ambiente!
A artista Judy Chicado e a crítica de arte Lucy R. Lippard são alguns dos nomes que estão na programação desta temporada, que se converteu em uma conferência em formato virtual que irá analisar pontos como os icônicos Earthworks, novos diálogos sobre terras contestadas, vida sustentável e futuros ancestrais.
Entre Walter De Maria e Michael Heizer, Nevada é o lar de pelo menos quinze intervenções de Land Art significativas criadas desde 1968. É esta tradição de Land Art sobre a qual o Museu de Arte de Nevada estabeleceu seu Center for Art + Environment – um centro de pesquisa, arquivo, e biblioteca – em 2008. Essa tradição levou à parceria do Museu com o artista suíço Ugo Rondinone e o Art Production Fund para coproduzir e apresentar as Sete Montanhas Mágicas em 2016.
Localizada nos arredores de Las Vegas, Sete Montanhas Mágicas se tornou uma das do século XXI projetos de arte pública mais significativos. Na última década, o Museu se envolveu em vários outros projetos importantes de Land Art com artistas contemporâneos, incluindo Lita Albuquerque, Judy Chicago, Chris Drury, Helen e Newton Harrison, Daniel McCormick & Mary O’Brien e Trevor Paglen.