O Museu do Pontal, no Rio de Janeiro, é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Agora em sua nova sede, na Barra da Tijuca, o museu está realizando um seminário dividido em dois encontros com o objetivo de discutir sobre as relações entre modernismos e cultura popular brasileira. Para celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna, o evento buscará rever, pensar e entender melhor as conexões que podem ser feitas entre um museu de arte popular e o histórico evento.
O primeiro foi no último final de semana e o segundo acontecerá dia 11 de junho. Entre os convidados estão os historiadores Martha Abreu, Durval Muniz de Albuquerque Júnior, Juliana Pereira, Lurian R. S. Lima; o sociólogo André Botelho, a cientista política Angela de Castro Gomes; os antropólogos Maria Laura Cavalcanti e Vinicius Natal; os curadores e ensaístas Clarissa Diniz e Frederico Coelho, e a historiadora da arte Renata Bittencourt.
Sobre a relevância do evento, a diretora do museu, Angela Mascelani, afirma que “o ato de comemorar implica não só lembrar e memorar algum evento, como também uma oportunidade para repensarmos seus significados, limites e transformações”. Os ingressos poderão ser adquiridos pela plataforma Sympla, são gratuitos, mas o visitante pode contribuir com qualquer quantia de forma voluntária.
Serviço:
Modernismos, arte e cultura popular
Local: Museu do Pontal
Endereço:Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Data: Dias 21 de maio e 11 de junho de 2022
Funcionamento: Programação variável
Ingresso: Grátis