A terceira exposição individual de Ana Prata na Galeria Millan abre no próximo sábado, 14 de agosto, trazendo uma reunião de obras que a artista produziu nos últimos anos. Sob o título Olho nu, abarca 24 pinturas em formatos variados, de escalas grandes a escalas bem menores, e tem um projeto visual único que foi idealizado pela artista junto a Carol Tonetti e Vitor Cesar, fizeram o design da mostra.
Nas obras apresentadas nesta exposição, a temática predominante é a da natureza-morta ocupa a maior parte do corpo de trabalhos, tema de bastante interesse da artista que desenvolve-o com cores varias e também elementos variados, como cestas, frutas, jarros, mesas e outros. Ana enxerga nessa prática a criação de ficções, onde “o jeito de fazer é o que impregna algum sentido de realidade”.
Ela explica que o que vem antes para ela é sempre a matéria: “(…) as muitas possibilidades que a pintura oferece, enquanto coisa, é onde existe um enfrentamento. Ultimamente estou gostando de pintar os potes, frutinhas, etc. Parece que estou buscando uma espécie de de afetividade ou conforto que se expressa nessas pequenas cenas. Olho pra elas como brinquedos, ou às vezes representações de objetos pertencentes a mundos distantes, quem sabe até pré-históricos”.
A abertura de Olho Nu também marca o lançamento de Defeitos para o mundo dos sérios, publicação inédita da artista em parceria com a Galeria Millan e a Ubu Editora. O livro traz ensaios dos curadores Livia Benedetti e Ivo Mesquita, e também uma entrevista de Ana em diálogo com o curador Tiago Mesquita.
Ana Prata: Olho Nu
Data: Até 15 de setembro
Local: Galeria Millan (Fradique Coutinho, 1416 – Pinheiros, São Paulo – SP)
Mais informações: http://www.galeriamillan.com.br/