Moda masculina e artes visuais se encontram no V&A em Londres

A primeira exposição sobre moda masculina no museu explora como designers, alfaiates e artistas construíram e interpretaram a temática pelas costuras

por Giovana Nacca
2 minuto(s)
Harris Reed
Harris Reed Fluid Romanticism 001. Foto: Giovanni Corabi

Trazendo desde retratos de Joshua Reynolds até o vestido Gucci viral de Harry Styles, a primeira exposição de moda masculina do Victoria and Albert Museum apresenta um panorama histórico enquanto confronta os visitantes com as mudanças nas normas de gênero.

A curadoria de Claire Wilcox reúne peças icônicas de vestuário ao lado de célebres esculturas, pinturas, fotografias, filmes e performances, totalizando cerca de 100 obras de arte e 100 peças de roupas. Estas são distribuídas em três galerias intituladas Undressed, Overdressed e Redressed.

Apesar do extenso arco abordado, a curadora reconhece o atraso do museu em pautar a temática: “Tem sido impossível refletir toda a moda masculina em uma única mostra”, disse Wilcox. “Esperamos que esta seja a primeira de muitas.”

Harry Styles
Harry Styles na campanha de alfaiataria masculina pré-outono 2019 da Gucci.

Undressed retrata a relação entre os corpos masculinos e as roupas íntimas. Nela os visitantes encontram esculturas de gesso de Apollo Belvedere e Farnese Hermes – que destacam uma tradição de retratar corpos masculinos idealizados envoltos em tecidos que revelam mais do que escondem – justapostos com representações contemporâneas do corpo em gravuras e fotografias de David Hockney, Lionel Wendt, Zanele Muholi, Del LaGrace Volcano e Isaac Julien.

Outros pontos de destaque de obras de arte estão entre a escultura The Age of Bronze de Auguste Rodin e uma performance de Cassils, em que o artista derrete um torso neoclássico esculpido no gelo com o calor do corpo.

Overdressed explora um amplo espectro de estilos e períodos de tempo, com foco no guarda-roupa masculino de elite e materiais luxuosos como sedas e veludos em cores ousadas e padrões simbólicos para expressar status, riqueza e individualidade. Aqui podemos destacar pinturas a óleo de Joshua Reynolds e Jean-Baptiste Perronneau que são exibidos ao lado dos conjuntos de Harris Reed, Grace Wales Bonner, entre outros.

Por último, Redressed abre com uma reflexão sobre a alfaiataria inglesa e as origens do terno – com peças históricas da coleção V&A e reinterpretações contemporâneas. Um amplo arco de fotografias também mostra as mudanças de estilos e atitudes, de Oscar Wilde, Claude Cahun e Cecil Beaton para os Beatles e Sam Smith.

Outro destaque da galeria está no vestido de Ella Lynch e MistyCouture usado pela drag performer Bimini Bon Boulash na final da segunda temporada da versão britânica de Ru Paul’s Drag Race.

Omar Victor Diop
Foto: Giovanni Corabi; Jean-Baptiste Belley, de Omar Victor Diop, 2014

“Espero que as pessoas fiquem fascinadas e empolgadas não apenas com o passado histórico, mas também com a criatividade de designers jovens e estabelecidos hoje”, afirma Wilcox. “A moda é um espelho da sociedade e, ao criar uma moda gentil para os homens, o mundo talvez possa ser um lugar gentil.”

Serviço 

Fashioning Masculinities: The Art of Menswear

Local: Victoria and Albert Museum
Endereço: Cromwell Rd, London SW7 2RL, Reino Unido
Data: Até dia 06 de novembro de 2022
Funcionamento:  De sábado a quinta-feira, das 10h às 17h45. Às sextas-feiras, até às 22h. 
Ingresso: £20

Você também pode gostar

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br