O Metropolitan Museum of Art apresenta uma ampla exposição debruçada sobre a carreira do pintor Winslow Homer, importante artista do século XIX. O percurso se inicia colocando em destaque a pintura que inspirou toda a exibição: A Corrente do Golfo, de 1899. Este simbólico trabalho, que pertence ao acervo do Metropolitan, não foi escolhido por acaso. A corrente do golfo liga diferentes lugares por onde o artista passou e explorou temas centrais de seus trabalhos. Desde as ilhas no Caribe, passando pela costa leste dos Estados Unidos e atravessando o oceano atlântico rumo à Europa. Assim como a corrente foi para ele um fio condutor, a tela representa o mesmo para a exposição.
Após a exibição da pintura em destaque, outras salas, organizadas em ordem cronológica, vão se revelando uma a uma ao visitante. Cada uma delas aborda uma temática diferente explorada por Homer. Começando pela seção “War and Reconstruction”, durante a qual são mostrados os primeiros trabalhos da carreira do pintor, produzidos quando ele foi enviado como “artista especial” ao front da Guerra Civil americana com o objetivo de documentá-la para o periódico Harper’s Weekly.
Outras seções se seguem pelo percurso da mostra como “Waterside”, na qual estão exibidos numerosos trabalhos que representam pessoas perto de lagos e praias, “Rescue”, na qual está retratada a relação entre pescadores do atlântico norte e a brutal força da natureza em telas poderosas e pronunciadas e “Late Landscapes”, na qual estão expostos trabalhos quase que monotemáticos e que mostram o mar, sua imensidão, suas fortes ondas e seu poder. Ainda outras seções se seguem como “Mortality” e “Legacy”, deixando claro a amplitude da mostra.
Serviço
Winslow Homer: Crosscurrents
Local: The Metropolitan Museum of Art
Endereço: 5th Avenue, 899, Nova York (Estados Unidos)
Data: Até 31 de julho
Funcionamento: Quinta a terça das 10h às 17h
Ingresso: US$ 12 – US$ 25