Com a programação suspensa desde o início da pandemia da Covid-19, o MASP passou a realizar atividades online como lives, cursos e até mesmo uma campanha de desenhos, dentre outras coisas. O museu anunciou que irá levar parte da mostra Hélio Oiticica: a dança na minha experiência, para o meio digital.
A exposição inaugura o ciclo Histórias da Dança, que guia as atividades do MASP em 2020, e teria a abertura realizada na segunda metade do mês de março, bem quando as requisições de isolamento social ganharam força no país inteiro.
Agora, a abertura virtual será realizada no dia 23 de junho, na próxima quinta-feira, e começará com uma conversa entre Tomás Toledo, curador-chefe do MASP, e Vivian Crockett, curadora e pesquisadora especializada em arte moderna e contemporânea, às 18h. No mesmo dia, a instituição irá disponibilizar em seu site algumas vistas da mostra, além de um tour virtual com Toledo, que assina a curadoria da exposição ao lado de Adriano Pedrosa.
Essa é a primeira vez que o museu realiza uma exposição individual de Hélio Oiticica, artista brasileiro icônico conhecido pelo seu tom super experimental! São mais de 120 trabalhos exibidos nessa mostra, que evidenciam a relação do artista com a dança, a música, o ritmo e a cultura popular brasileira, desde os metaesquemas aos parangolés. Para completar a experiência, o catálogo também já está disponível para compra na loja online do MASP, basta acessar o site.