A história da fotografia moderna e contemporânea no Brasil se funde, por diversos momentos, com o surgimento do Clube de Colecionadores de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo. Nos anos 2000, em um momento de particular atenção à institucionalização do meio fotográfico e período em que a fotografia brasileira ganhava destaque no cenário internacional, nascia o Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM. Agora, para celebrar seus 20 anos, o Museu apresenta obras de 107 artistas em exposição inédita, na sala Paulo Figueiredo.
A organização da mostra ficou a cargo de Eder Chiodetto, curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM desde 2006, e apresenta trabalhos de diferentes gerações e linguagens artísticas, criações emblemáticas de nomes como Adriana Varejão, Berna Reale, Cláudia Andujar, Fernando Lemos, Nuno Ramos, Miguel Rio Branco e Regina Silveira — esta última, apresenta uma edição comemorativa de FLASH (2010).
Fotógrafo, escultor e desenhista de origem baiana, Mário Cravo Neto (1947-2009), autor de uma extensa e celebrada produção fotográfica, é homenageado nesses 20 anos do Clube e terá uma obra inédita na mostra, de tiragem limitada, e que poderá ser adquirida por colecionadores interessados na loja do MAM.
Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM – 20 Anos
Curadoria: Eder Chiodetto
Abertura: 21/03/2020, 11h
Visitação: até 17/05/2020; terça a domingo, 10h-17h30
Museu de Arte Moderna de São Paulo: Parque Ibirapuera, av. Pedro Álvares Cabral, s/nº. Ingresso: R$ 10; R$5 (meia). Gratuito aos sábados.