Está ficando difícil aguentar a abstinência de exposições de arte. Apesar de ótimas, as mostras online são experiências diferentes de ir a um museu. Enquanto as instituições se preparam para uma abertura gradual ao público, obedecendo protocolos para controlar a pandemia do COVID-19, o MAM de São Paulo organizou uma ação que propõe expandir as fronteiras do Museu, para toda a cidade; atingir públicos diversos; e difundir a arte moderna e contemporânea brasileira. A partir de hoje vários pontos da capital paulista serão cobertos por obras de arte do acervo do MAM: painéis cobrirão pontos de ônibus e projeções de escala monumental resistirão edifícios do centro de São Paulo.
Ao longo de duas semanas, MAM na Cidade apresentará imagens de obras de 16 artistas brasileiros espalhadas pela capital paulista em 140 painéis em pontos de ônibus. São trabalhos emblemáticos de Amélia Toledo, Bárbara Wagner, Berna Reale, Cildo Meireles, Cláudia Andujar, José Antônio da Silva, Maureen Bisilliat, Mário Cravo Neto, Mídia Ninja, Nelson Leirner, Regina Silveira, Rosana Paulino, Rosângela Rennó, Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake e Waltércio Caldas.
As obras serão acompanhadas por QR Codes, no qual o espectador será direcionado para um podcast no Spotify com áudios de personalidades como Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Laerte Coutinho, Hortência, MC Soffia, Bruna Linzmeyer, Lázaro Ramos, Isabella Fiorentino, João Vicente e Ph Côrtes. Com o objetivo de tornar a cultura acessível para públicos diversos, cada convidado traz em locuções breves a história dos trabalhos exibidos, dos artistas, o contexto histórico em que foram criados, dentre outras informações sobre as obras.
Pronta para caçar alguns tesouros culturais por aí?