Home Destaques para homeAgenda AQA MAC USP é pioneiro no Brasil na incorporação de NFT ao acervo

MAC USP é pioneiro no Brasil na incorporação de NFT ao acervo

Parte da mostra Lugar-comum do MAC USP, NFT Von Britney de Gustavo Von Ha é o primeiro a integrar acervo de museu brasileiro

por Beta Germano
3 minuto(s)

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC USP incorporou o NFT Von Britney, de Gustavo Von Ha, ao seu acervo de obras de arte, tornando-se o primeiro museu do Brasil a fazê-lo. A obra do tipo NFT (token não-fungível) é produto de um trabalho de pesquisa e experimentação de Von Ha nas mídias sociais, em que se apropriou de uma imagem da cantora Britney Spears que é utilizada frequentemente como meme nas redes sociais.

Das Lamentações. Nina Moraes, 1999.
Das Lamentações. Nina Moraes, 1999.

A obra Von Britney, que compõe a nova exposição do museu, Lugar-Comum, amplia, de acordo com a curadora do MAC, Ana Magalhães, “a discussão mais ampla que o artista tem abordado sobre autenticação e autoria de obras de arte, como podemos observar no conjunto de obras do artista que o Museu já possui”.  A aquisição do MAC USP representa “um novo capítulo no pioneirismo do Museu no colecionamento de novas mídias e obras nato-digitais”. Von Britney foi doada ao museu pela plataforma Tropix.

A exposição, por sua vez, é construída como um work in progress: de maneira colaborativa, reúne curadores e artistas para construir uma nova abordagem sobre o acervo do museu, e se realiza ao longo de três atos a serem apresentados em um período de cinco meses. Cada ato consiste em um experimento de curadoria compartilhada entre curadoras, artistas e interlocutores convidados.

Sem título. Carmela Gross, 1992.
Sem título. Carmela Gross, 1992.

O primeiro ato, a ser inaugurado em 12 de março, traz 15 obras do acervo do Museu selecionadas por parte das curadoras Ana Magalhães, Helouise Costa e Marta Bogéa. Os trabalhos são dos artistas Carmela Gross, Ding Musa, Emmanuel Nassar, Jessica Mein, Laércio Redondo, Marcelo Zocchio, Nina Moraes, Rodrigo Bivar, Rogério Ghomes, Rommulo Vieira Conceição, Rosângela Rennó e Gustavo Von Ha.

O segundo ato, que abrirá em 9 de abril, traz a reflexão dos artistas a respeito de suas obras. Nessas reflexões, haverá diálogo com os convidados Claudinei Roberto, Claudio Mubarac, Paulo Pasta, Paulo Garcez, Regina Silveira e Tadeu Chiarelli, e a partir desse encontro os artistas irão selecionar outras obras do acervo do Museu. Essas obras serão inseridas na exposição, passando a proporcionar novas narrativas por meio de interlocuções ou contrapontos com as obras já expostas. O objetivo é gerar outros sentidos não previstos originalmente.

Equação #5. Marcelo Zocchio, 2017.
Equação #5. Marcelo Zocchio, 2017.

Finalmente, a partir de 20 de agosto, todo o grupo envolvido na exposição selecionará coletivamente as obras que completam o conjunto, finalizando-se o processo da exposição.

Por meio desse método, o objetivo do MAC USP é desnaturalizar a autoridade curatorial do museu, a relação entre arte e vida e as formas possíveis para renovar o acervo de uma instituição por meio da construção de novas leituras – que surgem de novos diálogos possíveis entre diferentes modos de ver o mundo.

Lugar-comum

Local: Museu de Arte Contemporânea – MAC USP

Endereço:  Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Vila Mariana, São Paulo – SP.

Funcionamento: Terça a domingo das 11h às 21h.

Datas: ATO 1: 12 de março 2022; ATO 2: 09 de abril 2022; ATO 3: 06 de agosto 2022.

.

Você também pode gostar

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support