Organizado pelo Museu de Arte Contemporânea da USP e com a coorganização da Terra Foundation for American Art, a Conferência Internacional Atelier 17 – a Gravura no Brasil e nos Estados Unidos: 1900 a 1950. O evento acontece no MAC–USP nos dias 11 e 12 de abril de 2019, e será realizado no escopo da exposição Atelier 17 e a Gravura Moderna nas Américas, que está em cartaz no museu até 2 de junho de 2019. A organização também promove o mini-curso gratuito As Mulheres do Atelier 17 com a curadora independente norte-americana Christina Weyl e a produção de uma publicação bilíngue (português/inglês).
A gravura moderna norte-americana vivenciou um período sem precedentes na primeira metade do século XX, em parte devido ao surgimento de estúdios profissionais, departamentos de gravuras em universidades dos EUA e associações especializadas na disseminação de gravuristas. Em 1940, o artista britânico Stanley William Hayter transferiu seu atelier 17 de Paris para Nova York, onde se estabeleceu como pioneiro no desenvolvimento de práticas inovadoras de gravura e foi mentor de uma grande rede de artistas abstratos que praticaram a gravura nos anos 1940 e 1950.
O MAC USP possui dois conjuntos de gravuras – doados ao antigo MAMSP por Nelson Rockefeller em 1951 e por Lessing Rosenwald em 1956 – que somados a um conjunto de gravuras norte-americanas da coleção da Terra Foundation, do Art Institute of Chicago e do Brooklyn Museum de Nova York servem de ponto de partida para as discussões da conferência, que abordará questões como o incentivo à produção e circulação da gravura moderna norte-americana da primeira metade do século XX, reunindo especialistas nacionais e internacionais. O evento será aberto ao público em geral, mas especialmente, aos alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, artistas, curadores e outros profissionais da área interessados no tema.
A realização deste projeto permitirá mais uma vez, cumprir uma das missões do Museu de Arte Contemporânea da USP, que é promover o estudo e a difusão de seu acervo, assim como a sua conservação, proteção, valorização, ampliação e reconhecimento como patrimônio artístico brasileiro no Brasil e no exterior. O seminário abordará as questões relativas à gravura moderna norte-americana da primeira metade do século XX: incentivo à produção e circulação e reunirá especialistas nacionais e internacionais engajados nesta temática
Informações e Inscrições: cursosmac@usp.br – 11 3091.3559
Alunos de Pós-graduação PGEHA e PGMUs – isentos
Alunos de graduação – 25,00
Público em geral – 50,00
Programa da Conferência (.PDF)