O Centro Cultural Fiesp apresenta “Leonilson: arquivo e memória vivos”, mostra que reúne mais de 120 obras, várias inéditas, e resulta da pesquisa e publicação do catálogo raisonné do artista, lançado em 2017. Expoente da arte contemporânea brasileira, José Leonilson (1957-1993) é autor de uma obra singular e autobiográfica. O artista cearense radicado em São Paulo tomou os sentimentos, a sexualidade e as relações amorosas de si e daqueles que o cercavam para refletir sobre a condição humana. Como páginas de um diário, seus trabalhos expunham aquilo que tinha de mais íntimo e de mais sensível.
Com curadoria de Ricardo Resende, a exposição traz pinturas, desenhos e bordados, parte delas restrita por décadas a coleções particulares e institucionais, pouco ou nunca antes vistas em São Paulo. Por ocasião da exposição, será lançado e comercializado pelo Projeto Leonilson um trabalho inédito, de edição póstuma: uma linoleogravura sobre papel japonês, com 100 exemplares numerados*.
De caráter retrospectivo, tal como no catálogo raisonné, a exposição divide-se em três núcleos cronológicos, acompanhando a carreira do artista: anos 1970, anos 1980 e, por fim, os anos 1990 (Leonilson faleceu jovem, aos 36 anos de idade, em decorrência da Aids).
*Para mais informações sobre a gravura inédita, lançada em ocasião da exposição, contatar o Projeto Leonilson pelo e-mail projetoleonilson@
Leonilson: arquivo e memória vivos
Curadoria: Ricardo Resende
Abertura: 19/02/19, 19h30
Visitação: até 19/05/19; terça a sábado, 10h-22h; domingo, 10h-20h
Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp: Avenida Paulista, 1313, São Paulo. Entrada gratuita