Karola Braga

Karola Braga é bacharel em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Sua produção lida com diferentes e variados suportes, inclusive explorando outros sentidos que não a visão. Para…

por Julia

Karola Braga é bacharel em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Sua produção lida com diferentes e variados suportes, inclusive explorando outros sentidos que não a visão. Para além de trabalhos em vídeo, pesquisas em performance, do uso da escrita, e da criação de esculturas e pinturas, a artista muitas vezes emprega cheiros e odores em contextos instalativos. Em 2018, durante uma residência no Irã, por exemplo, realizou a obra Gole Mohammadi [flores do profeta Maomé], que consiste em uma vídeoinstalação perfumada composta por milhares de rosas de gesso feitas com golāb (água de rosas produzida no Irã) e uma projeção audiovisual. Já em Desde quando você se foi, 2018, Braga moldou pequenas esculturas em gesso no formato de almofadas, travesseiros, superfícies macias, e com perfumes explorou a noção de um corpo, de rastros e vestígios deixados como indício de presença.

Outros trabalhos de Karola Braga são menos introspectivos, como o projeto TransMissão fm, de 2016, que consistia na instalação de uma rádio pirata perto da Praça da República, em São Paulo, com uma programação voltada para a comunidade LGBT. A rádio funcionava como uma estação normal, tocando músicas, trazendo entrevistas e debates, além de programas com leituras de contos eróticos durante a madrugada. Entre suas performances destaca-se Eu estava te olhando para ver se você me olhava de volta, realizada em 2015 com 20 atores que flertam entre si e com os transeuntes ao redor. A ação se deu durante a ocupação do Grupo Agosto no evento das Satyrianas na Praça Roosevelt, em São Paulo. Os 20 atores contratados (jovens e adultos. Mulheres e homens. Cisgênero e transgênero) para flertar durante o evento portavam a ficha técnica do trabalho e a entregavam no momento em que houvesse uma aproximação com o espectador – em seguida, passavam a buscar um novo flerte.

 

Karola Braga (1988, São Caetano do Sul, Brasil). Prêmios e residências recentes incluem:  Kooshk Artist Residency Award (KARA) – Teerã, Irã (2018), Programa de Residência Artística da Cité Internationale des Arts pela Fundação Armando Alvares Penteado – Faap, Paris, FR (2017). Exposições recentes incluem: Sillage de la Reine (artista convidada da 50˚ Anual de Arte) – MAB/FAAP, São Paulo, Brasil (2018), Vozes agudas – Ateliê 397, São Paulo, Brasil (2018), A rose is a rose is a rose – Kooshk, Teerã, Irã (2018), Cette absence bien supportée, elle n’est rien d’autre que l’oubli – Cite Internationale des Arts, Paris, France (2018), Identité com  Ricardo Gassent-Centre National de la Danse (CND), Paris, France (2017), Orchidée Rose – Cite Internationale des Arts, Paris, France (2017), Mini Mostra de Arte e Erotismo-Epicentro Jardins, São Paulo, Brasil (2017), Sonhar o mundo: Livres e iguais-Museu da Diversidade Sexual, São Paulo, Brasil (2016), Elza – Laboratório52, SãoPaulo, Brasil (2016), Em oito atos – Estação Satyros, São Paulo,Brasil (2015) 26 ̊Mostra de Arte da Juventude, SESC Ribeirão Preto – RibeirãoPreto, Brasil (2015),Volátil – Museu de Arte Brasileira (MAB/Centro), SãoPaulo, Brasil (2015)

Você também pode gostar

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support