A Marian Goodman Gallery, em Nova York, apresenta a exposição de novos trabalhos de John Baldessari, “All Z’s (Picabia/Mondrian)”, série de 2017 que faz parte das homenagens que o artista realiza aos cânones da história da arte, especialmente a figuras que vão de Giotto a Miró, de Pollock a Benton. Nesta série inédita, Baldessari associa dois grandes ícones, Picabia e Mondrian.
O artista transpõe fragmentos desses dois mestres, criando camadas, contrastes e misturando suas histórias com suas próprias intervenções, que consistem frequentemente em grandes blocos geométricos de cor branca – a composição torna-se, assim, uma terceira coisa. Baldessari também abusa de palavras incongruentes e images desconexas, apresentando todas essas referências como iguais e intercambiáveis e criando um ponto de partida para um caminho interligado que nos leva a novas interpretações. O artista é um bibliófilo assíduo, amante da literatura, e aficcionado por dicionários e livros de referências. Nesta nova série, ele sobrepõe palavras que começam com a letra Z sobre as composições baseadas no legado visual e estético de Picabia e Mondrian. São palavras incomuns, pouco usadas, cujos significados também nos escapam – “Zag”, “Zebu”, “Zaftig”, “Zayin”, “Zarzuela”, “Zecchino”, “Zealot”. Como diz o próprio Baldessari, “I don’t think Z enters our life very much, except for in jazz” [Eu não acho que o Z faça muito parte da nossa vida, exceto no jazz”].
John Baldessari: All Z’s (Picabia/Mondrian)
Visitação: até 22/06/18
Marian Goodman Gallery: 24 West 57th Street, Nova York. Entrada gratuita