Inaugurada no MoMA, em Nova York, no último mês, a instalação Barbara Kruger: Thinking of You. I Mean Me. I Mean You envelopou o átrio da família Donald e Catherine Marron transformando-o em uma obra provocativa e imersiva que traz elementos textuais, marca registrada de Kruger, em frases ousadas que enunciam ideias de verdade, poder, crença, dúvida e desejo. A instalação pode ser vista de diferentes perspectivas, já que os visitantes poderão tanto caminhar pela obra no segundo andar quanto observá-la de cima, do terceiro andar.
Nascida em 1945 e baseada em Los Angeles, a artista é um dos maiores nomes da arte conceitual norte-americana e produz trabalhos politizados e carregados de mensagens. Tendo crescido em meio à “época de ouro” da propaganda nos Estados Unidos, sua arte é permeada por elementos textuais e pode ser facilmente associada a anúncios em outdoors. Em seus textos, ela usa frequentemente pronomes como “you”, “they”, “me”, “your”, “I”, fazendo uma alusão direta às construções culturais de poder, sexualidade, identidade e consumo.
Kruger é uma artista multimídia e, portanto, explora diversos suportes como fotografia, escultura, instalação e design gráfico. Nesta mostra ela teve a oportunidade de trabalhar com noções de arquitetura, uma vez que esta instalação ocupa um enorme espaço dentro do museu, que pode inclusive ser “visitado” de diferentes andares. A instalação receberá os visitantes ao longo de todo o segundo semestre até o dia 2 de janeiro do próximo ano.
Serviço:
Barbara Kruger: Thinking of You. I Mean Me. I Mean You
Local: MoMA
Endereço: 11 W 53rd St, New York
Data: De 16 de julho a 2 de janeiro de 2022
Funcionamento: Segunda a Domingo, das 10h30 às 17h30
Ingresso: Grátis