A partir do próximo sábado, dia 04 de fevereiro, o bairro da Barra Funda hospedará a HOA Galeria, um espaço dedicado a visibilizar a produção de artistas racializados e LGBTQIA+ por meio de uma perspectiva decolonial.
Ainda que fundada recentemente, em 2020 pela artista Igi Lola Ayedun, a HOA já construiu um respaldo comercial e institucional mundo afora, contabilizando exposições, projetos e parcerias no Reino Unido, França, Bélgica, Nova York, Los Angeles, Cidade do México, Marrakech, Madrid e Milão.
A menos de cem metros do Minhocão, a nova casa conta com 940m² divididos entre dois andares, para apresentar trabalhos dos artistas representados, residentes e convidados com foco em conexões intercontinentais. “É muito importante construir diálogos culturais com artistas africanos, asiáticos e de outros países da América Latina para transformarmos essas exibições em algo acessível para os jovens de todas as periferias paulistanas. Para assim, não apenas inspirarmos, mas, também, participarmos da construção de pensamento crítico das próximas gerações de jovens que se identificam com essas narrativas”, é o que defende Lucas Andrade — ator, cineasta e diretor artístico da HOA.
Para a grande estreia, a galeria traz uma exposição coletiva, curada por Guilherme Teixeira e Nathalia Grilo, cujo título Do vôo às narinas respirar, braços largos, mensagens ao vento revisita a primeira apresentação da HOA que aconteceu na SP-Arte Online durante a pandemia da COVID-19. Com 30 artistas das regiões sudeste, centro-oeste, norte e nordeste do Brasil, a mostra apresenta trabalhos abstratos e figurativos que exploram a ancestralidade, o identitarismo e possibilidades de existência no presente e futuro.
Serviço
Do voo às narinas respirar, braços largos, mensagens ao vento
Local: HOA Galeria
Endereço: Rua Brigadeiro Galvão, 480, Barra Funda – São Paulo, SP
Data: De 04 de fevereiro até 18 de março de 2023
Funcionamento: De terça-feira a sábado, das 10h às 19h.
Ingresso: Grátis