A Hauser&Wirth de Zurique está apresentando uma mostra imperdível para quem estiver na cidade! Nesta mostra intitulada Facing Infinity, obras de períodos tardios dos mestres modernistas Alberto Giacometti e Pablo Picasso são colocadas lado a lado, de forma que o espectador pode observar como elas, de fato, dialogam entre si e como o trabalho dos dois artistas se comunica de forma surpreendente. A mostra foi curada pelo Dr. Dieter Buchhart, uma autoridade no assunto e que já havia trabalhado em parceria com a Hauser&Wirth em 2016, quando fez a curadoria da mostra “Schwitters Miró Arp”, que exibiu obras de Kurt Schwitter, Joan Miró e Hans Arp.
Quando Alberto Giacometti chegou em Paris, em 1920, com apenas 20 anos, Picasso já dominava a cena artística francesa. Pioneiro do Cubismo, ele virou uma fonte de inspiração para o jovem artista suíço. Os dois se conheceram pessoalmente em 1931, um ano depois Picasso era um dos primeiros visitantes da primeira individual de Giacometti na capital francesa. Logo, estes encontros artísticos evoluíram para uma amizade, o que fez com que os artistas se aproximassem cada vez mais, chegando a se encontrar quase diariamente entre os anos 1940 e 1941. Entretanto, no início da década de 1950 os artistas romperam a amizade de forma abrupta. O mais irônico de toda a história, é que é precisamente em suas fases artísticas mais maduras, ou seja após o rompimento dos dois, que encontramos mais semelhanças entre os trabalhos de ambos.
Para quem não pretende visitar Zurique até agosto, a mostra pode ser visitada online, pelo site da Hauser & Wirth! Vale a pena a visita, tanto física quanto presencial, o evento é um verdadeiro porta-jóia.
Serviço:
Facing Infinity
Local: Hauser & Wirth
Endereço: Bahnhofstrasse 1 – 8001 Zürich
Data: De 9 de junho a 27 de agosto de 2022.
Funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 18h e Sábados das 11h às 17h.
Ingresso: Grátis