Museu de Arte da Bahia (MAB)
O Museu de Arte da Bahia (MAB), inicialmente denominado Museu do Estado, foi o primeiro espaço museológico público da Bahia, criado em 23 de julho de 1918. Seu acervo é composto, essencialmente, pela reunião de duas coleções organizadas na Bahia a partir do século XIX: a de Jonathas Abbot e a de Goés Calmon. A primeira compreende obras de pintores europeus dos séculos XVII-XVIII e de pintores baianos dos oitocentos. Posteriormente, foi enriquecida com pinturas de mestres baianos do século XX. Já a coleção do ex-governador Góes Calmon, adquirida pelo Estado da Bahia em 1943, reúne peças de mobiliário dos séculos XVII-XIX, porcelanas orientais, cristais, joias tipicamente baianas e esculturas religiosas.
O MAB abriga, também, um acervo documental, composto por fotografias, postais, cartas, convites e mapas de grande valor histórico. Seu acervo foi se desenvolvendo, ao longo dos anos, com novas aquisições e doações, totalizando, atualmente, cerca de 15.000 peças.
O museu destaca-se como um equipamento cultural ativo. Além de contar com um vasto acervo, possibilita múltiplas atividades, como exposições temporárias, conferências, recitais de música, peças de teatro e clube de leitura, buscando atingir um diversificado público e, consequentemente, uma maior democratização do espaço.
Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória