Entre os dias 12 de novembro a 12 de dezembro, a Galeria Millan, em São Paulo, irá sediar uma exposição em parceria com Galeria Raquel Arnaud. Intitulada transições entre passagens, ela abarca reúne obras de Alfredo Volpi, Paulo Pasta e Elizabeth Jobim, tendo organização de por Gisela Gueiros.
Além da mostra física na Galeria Millan (o espaço da Raquel Arnaud está com uma individual de Wolfram Ullrich), a exposição estará acontecendo também de forma online, simultaneamente, por uma plataforma chamada Preview, que tem o curador Gabriel Pérez-Barreiro como co-fundador.
A exposição tem como “base” o texto Interaction of Color [Interação da Cor], de Josef Albers, no qual “ele defende como percebemos as cores e como elas são governadas por uma lógica interna e ilusória”. Desta forma, é traçado um fio entre o mestre Volpi e dois dos artistas brasileiros contemporâneos de maior expressividade no país, Pasta e Jobim. Para Pasta, as semelhanças de suas obras com Volpi está ligado ao fato de que “não há nada a ser dito, mas algo a ser revelado”.
Em texto sobre a mostra, está pontuado que existe um meio-termo entre Volpi, Pasta e Jobim, que “é melhor entendido como um instante suspenso, reconhecível em transições comuns, como entre o inspirar e o expirar, a divisão inatingível entre hoje e amanhã – a linha sempre fugidia entre o presente e o passado”. E é isso o que a exposição busca trazer ao público.
transições entre passagens
Organização de Gisela Gueiros
Data: De 12 de novembro a 12 de dezembro de 2020
Local: Galeria Millan (Rua Fradique Coutinho, 1360 – Vila Madalena)