Galeria Marília Razuk apresenta Projeto 4×5, que se desdobra por meio de módulos temáticos

Projeto terá quatro exposições coletivas divididas em eixos temáticos que dialogam com a trajetória de artistas célebres do acervo da galeria: Amilcar de Castro, Julio Plaza, Eleonore Koch e Leonilson

por Jamyle Rkain
3 minuto(s)
Daniel Acosta, ESTIMADO SELVAGEM [ZEBRAS], 2010.

A Galeria Marilia Razuk, em São Paulo, acaba de inaugurar a primeira fase de sua nova iniciativa, o Projeto 4×5! Sob curadoria de Douglas de Freitas, este projeto consiste em quatro exposições que acontecerão ao longo deste ano e que serão desenvolvidas a partir de um eixo temático cada uma, em diálogo com célebres artistas do acervo da galeria. Os quatro eixos são Espaço, Projeto, Paisagem e Corpo, que conversam respectivamente com os trabalhos de Amilcar de Castro, Julio Plaza, Eleonore Koch e Leonilson.

Nas exposições, porém, que serão feitas em formato “módulo” e durarão cerca de 15 dias cada uma, estarão obras de dez artistas convidados e dez artistas representados pela galeria, escolhidos a partir das intersecções que suas produções compartilham com o eixo temático proposto. No dia 31 de julho foi aberta a primeira mostra (ou o primeiro módulo), intitulada Espaço. Todas as exposições poderão ser vistas tanto no espaço físico quanto na plataforma online de viewing room da galeria (a partir do 2º módulo).

Até o dia 20 de agosto, este módulo inicial apresentado propõe um diálogo a partir da trajetória de Amilcar de Castro, trazendo ao público uma seleção de obras dos artistas Ana Sario, Alexandre Canonico, Daniel Acosta e Hugo Frasa que se relacionam com a geometria neo-concretista do artista mineiro que teve seu centenário no ano passado. Como explica o curador: “As formas geométricas planas de Amilcar se abrem para o espaço a partir das suas operações, seja de corte e dobra, seja de deslocamento. Nesse sentido, os artistas participantes desse primeiro módulo, trabalham com a forma e suas possíveis relações com o espaço, seja o espaço real, da tela, ou ainda o mental. Assim planos constroem elementos no espaço, ou espaços se planificam nas obras”.

Ana Sario, Telhado principal A e B, 2016.

Em seguida, o segundo módulo apresentará, de 21 de agosto a 10 setembro, trabalhos de Ana Dias Batista, Froiid, Vanderlei Lopes e Raquel Gaberlotti a partir de uma abordagem da produção do espanhol Julio Plaza, em Projeto! Na sequência, entre 11 de setembro e 1 de outubro, Desali, Laura Belém, Mariana Serri e Rommulo Vieira Conceição serão os artistas que terão suas obras no módulo Paisagem, partindo do conjunto da alemã Eleonore Koch. Para finalizar o projeto, o quarto e último módulo, Corpo, se desenrola a partir do sensível e do autobiográfico presente em Leonilson, que desagua na exposição de obras de Adalgisa Campos, Amanda Melo da Mota, Lais Myrrha e Maria Laet, de 2 a 17 de outubro!

Projeto 4×5
Curadoria de Douglas de Freiras
Data: 31 de julho a 17 de outubro de 2021
Local: Online e presencialmente na Galeria Marília Razuk (Rua Jerônimo da Veiga, 131 Itaim Bibi – São Paulo)
Mais informações: https://galeriamariliarazuk.com.br/

Você também pode gostar

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br