*Atualização em 23 de janeiro de 2024
Existe forma mais gostosa de conhecer o trabalho de grandes artistas do que assistindo filmes? Então separa a pipoca e vem conhecer algumas histórias de mulheres que superaram as diversas barreiras de seus contextos para construir suas carreiras.
Filmes:
Vida e Arte de Georgia O’Keeffe
Joan Allen interpreta Georgia O’Keeffe, uma das pintoras mais importantes do modernismo estadunidense, que pintou flores e paisagens como ninguém. O drama costura a história de sua vida profissional e o romance com o fotógrafo Alfred Stieglitz (Jeremy Irons), com quem manteve um intenso relacionamento amoroso e profissional.
Atualmente disponível para assistir na Apple Tv
Frida
O filme de 2002 é aquele clichê que todo mundo precisa conhecer. Indicado ao Oscar em seis categorias, ele é reconhecido pelos grandes biógrafos da artista como um drama bastante fiel à verdadeira trajetória – e vamos combinar que não era muito difícil, visto que a vida de Frida já era por si só digna de sucesso de bilheteria. Dirigido por Julie Taymor e com interpretação principal de Salma Hayek, a narrativa perpassa os principais eventos da vida e obra da pintora, além de revelar o conturbado casamento com Diego Rivera e o caso com o político Leon Trotsky.
Atualmente disponível para assistir na Apple Tv
A Pele
O filme baseado no livro de Patricia Bosworth, Diane Arbus: A Biography, é estrelado por Nicole Kidman como a icônica fotógrafa Diane Arbus, conhecida por suas imagens estranhas e perturbadoras, e também apresenta Robert Downey Jr. e Ty Burrell. A trama se desenrola quando a protagonista, que até então trabalhava como assistente de seu marido, um fotógrafo contratado por seus pais ricos, deixa sua família e conhece um enigmático homem que a inspira para a descoberta de sua própria arte. Como o título em inglês – Fur: An Imaginary Portrait of Diane Arbus – sugere, grande parte do filme é ficcional, mas pode ser ótimo para despertar sua curiosidade a respeito do universo de Arbus.
Atualmente disponível para assistir no Prime Video (EUA).
Artemisia
É difícil não indicar o filme sobre a pintora barroca italiana, Artemisia Gentileschi, que inovou as representações do feminino em suas telas. Porém não podemos deixar de dizer que a narrativa foi construída de forma problemática, por retratar a relação da artista com o pintor Agostino Tassi como uma relação consensual, quando na realidade consistia em uma grave história de abuso. Entretanto, para além disso, o filme foi dirigido por Agnès Merlet, estrelado por Valentina Cervi e conta a história de Gentileschi desde sua juventude até seu envolvimento mais maduro com a pintura.
Atualmente disponível para assistir no Prime Video (EUA).
Maud – Sua Vida E Sua Arte
Este inspirador e gracioso filme ajudou a dar maior visibilidade para a história da simples pintora Maud Lewis, que foi bastante popular nos últimos anos de sua vida no Canadá. Desde sua juventude, Lewis teve problemas de artrite reumatoide, que causava dores inflamatórias e deformações nas articulações do seu corpo. Tudo isso a fez enfrentar bastante preconceito, insensibilidades e rejeições ao longo da vida. Portanto o enredo destaca como a amável dona de casa supera suas limitações e obstáculos para viver de sua arte.
Atualmente disponível para assistir na Apple Tv e no Youtube
Documentários:
Maria – Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos
O documentário apresenta a vida de Maria Martins, uma das maiores escultoras do Brasil, que em uma poética transgressora e pioneira tratou da sexualidade a partir da perspectiva feminina e atingiu a elite do surrealismo. Através de entrevistas, o longa apresenta parte da trajetória de Maria desde seus estudos na Europa com Oscar Jespers, em Bruxelas, até sua relação amorosa e artística com Marcel Duchamp, quando foi erradicada nos EUA.
Atualmente disponível para assistir na Apple Tv, Prime Video e Youtube
Beyond the Visible – Hilma Af Klint
A hoje reconhecida como primeira artista abstrata, foi anteriormente julgada erroneamente e escondida. Hilma Af Klint produziu 1200 pinturas e desenhos no final do século 19, mas não mostrou para ninguém e deixou claro em seu testamento que suas obras só deveriam ser reveladas ao mundo em conjunto e somente 20 anos depois de sua morte. Este documentário não apenas relata a história da vida e do trabalho dela, mas também de uma época em que a sociedade manifestava fortes correntes culturais de espiritismo e teosofia.
Atualmente disponível para assistir no Kinonow
Marina Abramović – A artista está presente
Ao assistir essa produção, você acompanha Marina Abramović, um dos maiores nomes da história da performance, na preparação de sua retrospectiva maior retrospectiva, até então, realizada em 2010 no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). O evento em questão sediou a apresentação da performance que intitulou o documentário, onde a artista ficava sentada silenciosamente com uma mesa de madeira ela e uma outra cadeira vazia. Nesta segunda, os visitantes da exposição se revezavam para sentar e se conectar espiritualmente com a artista. Ao longo de quase três meses, durante oito horas por dia, Abramović encontrou o olhar de 1.000 estranhos, muitos dos quais foram levados às lágrimas.
Atualmente disponível para assistir no Prime Video (EUA).
Alice Neel
O filme é um íntimo retrato da vida de Neel, dirigido por seu próprio neto, Andrew Neel, que explora as lutas enfrentadas pela artista enquanto profissional mulher, mãe solo e atuante nas causas feministas. Tendo reinventado o gênero do retrato, Neel criou um corpo de trabalho que serve como um documento social de Nova York e da América do Norte como um todo no século XX. O longa é composto por uma narração cronológica, intercalada com entrevistas com amigos, outros artistas, acadêmicos e familiares, particularmente dois filhos, Richard e Hartley.
Atualmente disponível para assistir no Prime Video (EUA).
FRIDA
Estreado no Sundance Film Festival 2024, o documentário da Amazon Studios – uma pequena empresa de distribuição – conta a história de vida de Kahlo através de seus próprios escritos, recuperados de um banheiro úmido e abandonado na antiga casa dela e de Rivera, a Casa Azul , na Cidade do México. Sob direção de Carla Gutiérrez, o filme nos convida a conhecer novas camadas sobre a vida, mente e coração da artista.
Becoming Frida Kahlo
Numa série de entrevistas filmadas no México, a série documental da BBC, dirigida por Louise Lockwood, é dividida em três partes e retrata um quadro completo do trabalho e da vida amorosa de Frida. Mas é a partir das entrevistas com o neto de Rivera, Juan Rafael Coronel Rivera, nas quais ele afirma acreditar que seu avô tenha ajudado a artista a acabar com sua vida, que o título tem se destacado.
Atualmente disponível no Star+